O que causa retraço na gengiva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.
O que são retrações gengivais?
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta.
Como evitar a retração da gengiva?
A principal prevenção para a retração gengival é a mudança dos hábitos que a provocam: escolher uma escova de dentes com cerdas macias ou extra macias e evitar escovas com acessórios supérfluos (como cerdas de borrachas e itens do gênero) que acentuam a retração gengival; evitar movimentos rápidos e bruscos, ao escovar ...
O que fazer quando a gengiva está retraída?
Limpeza dentária A princípio, o paciente com retração gengival deve prestar atenção à forma como escova os dentes para não fazer movimentos bruscos e danificar a gengiva. Se o problema for leve, mudar os hábitos de escovação deve sanar o sangramento e o inchaço nos tecidos da boca.
Como fazer a gengiva Retraida voltar ao normal?
A retração gengival tem jeito, sim, e a única forma para reposicionar as gengivas retraídas é através da cirurgia plástica gengival. A técnica, que é rápida mas pode exigir alguns dias em repouso e longe de atividades sociais, pode ser realizada com ou sem enxertos.