E então? Você sabe o que mais cai no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem? Conhece a estrutura da prova e sabe o que ela espera de você? Se alguma resposta sua foi “não”, fique tranquilo. Hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para se preparar para esse exame.
O ideal quando o assunto é fazer um cronograma é não saturar seu cérebro. De nada adianta estudar muitos temas considerados difíceis de uma só vez. Busque o equilíbrio e misture as matérias de modo a deixar sua mente interessada em estudar.
Segundo o edital, você precisa conhecer a norma culta padrão da Língua Portuguesa e saber usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso à informação e a outras culturas para mandar bem nessa prova.
Como é preciso fazer diversas leituras durante a avaliação, uma das grandes dificuldades dos estudantes é gerenciar o tempo de prova. Por isso, trace uma estratégia para resolver as questões do exame.
Nos textos em verso, costumam marcar presença Luís Vaz de Camões, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Drummond novamente. Já em relação às crônicas, destacamos Luis Fernando Verissimo, Rubem Braga, Fernando Sabino e Rubem Alves.
A prova de Língua Estrangeira do Enem é composta por 5 questões e apresenta somente perguntas de interpretação de texto — nada de ficar preocupado com a gramática, ok?
Em Gramática, você vai encontrar muitas perguntas sobre sintaxe — ou seja, orações coordenadas, orações subordinadas, pontuação, crase, concordância e até regência. Não pense que esses conceitos serão cobrados de forma técnica. Na maioria das vezes, eles são inseridos em um contexto para você fazer uma análise.
Em nossa plataforma, você vai encontrar todo o suporte necessário para mandar super bem na prova de Linguagens e em todos os outros cadernos do Enem (e outros vestibulares).
Isso não significa que a prova será formada apenas por perguntas de interpretação de texto — a tendência do Enem é ser cada vez mais conteudista. Desta forma, é necessário que o aluno apresente os conceitos adquiridos durante seus estudos no ensino médio.
Serão abordados também conteúdos de Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira (você pode optar por Inglês ou Espanhol), Artes e inclusive Educação Física.
Perguntas interdisciplinares podem surgir com a Semana de Arte Moderna de 22, por exemplo. Por isso, é muito importante que você conheça como se deu o processo de transição do movimento e domine o que foi o Modernismo.
As questões de interpretação de texto são formadas por textos jornalísticos, literários, em verso, científicos, publicitários, crônicas, charges ou quadrinhos, imagens e letras de música.
Nas questões de Teoria da Comunicação, você terá que fazer uma análise da combinação dos elementos verbais. Será pedido que você identifique o significado de expressões e aponte as estruturas de textos e os padrões da composição de texto.Será neste momento em que você deve identificar o objetivo do texto, a função da linguagem — respondendo como e o que os textos comunicam.
De acordo com o prof. Eduardo, de Filosofia, as perguntas do Enem apresentam o “Elemento de Distração”. Entre as cinco alternativas de cada questão, a banca insere duas afirmações corretas — porém, apenas uma diz respeito ao enunciado.
O Enem afirma, em sua Matriz de Referência, que é preciso analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando com os contextos apresentados em cada questão.
A resolução de questões é fundamental para uma preparação de qualidade para o vestibular. Por isso, não deixe de fazer simulados e responder o maior número de exercícios que conseguir!
Continue a leitura e confira algumas perguntinhas mágicas para otimizar seu estudo para a prova de Linguagens, além de aprender dicas importantes que certamente vão ajudar bastante na sua preparação para esse caderno do Enem. Vamos lá?