Pode-se dizer que o nascimento da MPB passou pelos festivais de música, promovidos por emissoras de TV, como a Record e a Globo, de 1965 a 1972. Informalmente foi criada a categoria dos “campeões verdadeiros” e os “morais”, aqueles cujas músicas viraram hinos sem ter vencido. ...
Na maioria das vezes, eles vinham mascarados por inversões, ironias, duplos sentidos e estratégias linguísticas que não raro passavam despercebidas pelo Departamento de Censura de Diversões Públicas (DCDP), mas nunca pelo público.
No shopping center Copacabana, em dezembro de 1964, artistas como Nara Leão contracenaram “Opinião “, de direção de Boal, show-manifesto de resistência com referências disfarçadas em músicas de protesto, de forma a driblar a censura. Assim, “Opinião “ se tornou emblemático na história brasileira.
Bom durante o golpe militar vários artistas foram censurados e impedidos de cantar suas músicas, assim eles saíram do Brasil, para não serem perseguidos ou mortos eles buscavam exílio em outros países, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram os artistas mais perseguidos durante o golpe e ...
Resposta. Resposta: Principalmente meios de comunicação como notícias, críticas, músicas, publicações, etc. Junto com eles pessoas contra a ditadura eram censuradas ou até mortas.
Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) foi um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante a ditadura que se seguiu ao golpe militar de 1964.
Censura (do latim censūra) é a desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação, visando à proteção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo. Ela consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.
A lei, criada para institucionalizar a regular a liberdade de expressão e consolidar o regime autoritário, servia para impor limites aos profissionais da área de forma que os jornalistas não pudessem atingir a honra e a intimidade da pessoa privada, eventuais litígios; mas não foi recepcionada.
Decreto-lei 8462 de 26 de dezembro de 1945.