O que aconteceu em 13 12 1968? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No texto, é elucidado que "o presidente Costa e Silva, após reunião de três horas com o Conselho de Segurança Nacional, realizada no Palácio Laranjeiras, editou um nôvo Ato Institucional (o de número cinco) e, no Ato Complementar n. ° 38, que baixou a seguir, decretou o recesso do Congresso Nacional [...]".
O que é o AI-5 no Brasil?
O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. ... O AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968.
Qual Presidente que fechou o STF?
Costa e Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quem pode acionar o ai-5?
Art. 3º - O Presidente da República, no interesse nacional, poderá decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
Por que o ano de 1968 ficou conhecido como o ano que não acabou?
O ano de 1968 é conhecido como "O ano que não terminou", e entrou para a história como um ano extremamente movimentado e cheio de acontecimentos importantes, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, além de inúmeras manifestações, sobretudo estudantis, contra a Guerra do Vietnã, ...
Quem criou o STF no Brasil?
Com a Proclamação da República do Brasil, a denominação "Supremo Tribunal Federal" foi adotada na Constituição Provisória publicada com o Decreto nº 510, de 22 de junho de 1890.
O que aconteceu em maio de 1968?
No dia 2 de maio de 1968, estudantes franceses da Universidade de Nanterre fizeram um protesto contra a divisão dos dormitórios entre homens e mulheres. ... Com a cobertura televisiva, o episódio francês ficava conhecido pelo mundo.