Etanol: Abastecer apenas com etanol confere maior desempenho ao motor. Porém, aumenta o consumo. Outra vantagem do etanol é que seu percentual de carbono é cerca de 1/3 que o da gasolina. Por isso, sua combustão praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor.
Consiste em separar líquidos e sólidos com pontos de ebulição diferentes. Os líquidos devem ser miscíveis entre si. O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C.
Por que a mistura de água e álcool libera calor? Dentro das moléculas de cada uma dessas duas substâncias existe um átomo de hidrogênio unido a um oxigênio, formando o grupo OH. Nesse par, o H possui uma carga elétrica positiva e o O uma negativa.
"Salgando" o álcool da água. Acrescente sal ao álcool isopropílico para processar a destilação azeotrópica. Esse processo de destilação separa a água do álcool via desidratação.
Use uma mangueira longa e transparente. Enfie dentro do bocal do tanque. Enrole ela na mão em posição elevada para se observar o combustível se aproximando. Aspire com força para sugar a gasolina de dentro do tanque.
A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos.
Sim, a industria obtêm etanol puro através da fermentação alcoólica e destilação. Após o álcool passa por um processo de destilação para eliminar a água e obter-se o álcool anidro.
Tem mais depois da publicidade ;) A produção de etanol é feita a partir da cana-de-açúcar e obedece aos seguintes procedimentos: 1. Moagem da cana: A cana passa por um processador, nessa etapa obtém-se o caldo de cana, também conhecido como garapa que contém um alto teor de sacarose, cuja fórmula é: C12H22O11.
Com uma proveta em mãos, a gasolina e água, é possível medir se a gasolina é adulterada. Basta colocar as mesmas proporções de água e do combustível. Elas vão se separar, já que água e gasolina não se misturam. Deve haver um volume maior de água, já que o álcool estará unido a ela.