EQST

O Que A NBCT 15?

O que é a NBCT 15?

NBC T 15 - INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL. 15.1.1- Esta norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade. ... d) a interação com o meio ambiente.

O que se entende por informação de natureza ambiental e social segundo a NBC T 15 informações de natureza social e ambiental?

Segundo a NBC T15 (2004), entende-se por informações de natureza social e ambiental a evidenciação da geração e a distribuição de riqueza; os recursos humanos; a interação da entidade com o ambiente externo; a interação com o meio ambiente.

O que se entende por informações de natureza social e ambiental?

Para fins de aplicação das disposições estabelecidas na NBC T 15, entende-se por informação de natureza social e ambiental: a) a geração e a distribuição de riqueza; b) os recursos humanos; c) a interação da entidade com o ambiente externo; e, d) a interação com o meio ambiente.

O que significa ITG na contabilidade?

A Interpretação Técnica Geral (ITG) 1000 é um modelo contábil para as microempresas e empresas de pequeno porte, aprovada pela Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) 1.418/2012, de 5 de dezembro, sendo submetida a audiência pública, eletrônica e presencial, por cerca de quatro meses.

Qual o principal objetivo do Balanço Social?

O Balanço Social é um conjunto de informações que demonstra as atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social, visando à ...

Para que serve a contabilidade ambiental?

O objetivo da contabilidade ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.

O que é interação com o meio ambiente?

O meio ambiente engloba tudo o que nos cerca e tudo o que necessitamos para o equilíbrio e qualidade de vida. Em outras palavras, somos totalmente dependentes de seus recursos que embora pareçam abundantes, caminham a passos largos rumo à destruição, provocada pelo próprio homem.

O que é o ITG 1000?

A ITG 1000 estabelece que as microempresas e empresas de pequeno porte devem elaborar e divulgar obrigatoriamente o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. ...

O que é a ITG 2000?

A ITG 2000 (R1) – Escrituração Contábil trata dos critérios e procedimentos a serem adotados quando da elaboração da escrituração contábil, da guarda e manutenção de documentação e arquivos contábeis e da responsabilidade do profissional contábil, e deve ser adotada por todas as entidades, independente de sua natureza ...

Qual o principal objetivo da demonstração do resultado?

A Demonstração do Resultado do Exercício tem o objetivo de fornecer ao usuário das demonstrações financeiras das empresas, os dados básicos e essenciais da formação do resultado lucro ou prejuízo do exercício. Ou seja, é um dos relatórios mais importantes que o contador deve gerar.

São exemplos de informações sociais?

As principais informações que ela deve conter são: qualidade de vida na organização e políticas visando à promoção humana; postura da empresa em relação ao meio ambiente; formação e distribuição da riqueza gerada pela empresa; políticas externas voltadas à educação, esporte, filantropia etc.

Qual o objetivo da contabilidade financeira ambiental?

A contabilidade ambiental financeira identifica, avalia e evidencia os eventos econômicos e financeiros relacionados com o meio ambiente e serve como instrumento de comunicação entre as empresas e os usuários das informações quanto às avaliações destes em relação ao desempenho dos empreendimentos e das decisões que ...

Qual o papel da contabilidade como redutora de problemas ambientais?

De maneira geral, a contabilidade ambiental destaca os custos nas despesas gerais (proporcionando uma análise financeira em relação à preservação do meio ambiente), evidencia no Ativo os investimentos nessa área e cria provisão para riscos ambientais no passivo.

Qual é a relação do ser humano com o meio ambiente?

O ser humano e o meio ambiente tem uma relação dependente, um depende do outro para a sobrevivência. ... Com a era tecnológica, com todo o processo industrial a humanidade conseguiu contaminar o ar que respira, a água que bebe, o solo que produz alimentos, os rios, destruir florestas, habitats e os animais.

Quais são os órgão de proteção ambiental?

Os órgãos responsáveis pela execução das normas das políticas ambientais são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente.

Quem pode adotar a ITG 1000?

As microempresas e empresas de pequeno porte, que podem optar pela adoção da ITG 1000, são as que apresentaram receita bruta no ano anterior igual ou inferior aos limites definidos nos incisos I e II do art. 3º da Lei Complementar no. 123/06.

Quais entidades podem optar pela ITG 1000?

A ITG 1000 pode ser adotada pela sociedade empresária, pela sociedade simples, pela empresa individual de responsabilidade limitada e pelo empresário definido pelo Artigo 966 da Lei nº 10.406/02, cuja receita bruta anual não exceda os limites previstos nos incisos I e II do Artigo 3º da Lei Complementar nº 123/06.

Como deve ser executada a contabilidade de acordo com a ITG 2000 que dispõe sobre escrituração contábil?

A escrituração contábil, segundo a ITG 2000Escrituração Contábil, deve ser executada: a) com base, exclusivamente, em documentos de origem externa, tais como notas fiscais, contratos e extratos bancários, os quais deverão ser registrados de acordo com o regime de caixa.

O que é a ITG 2002?

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou hoje (02/9), no Diário Oficial da União (DOU), a revisão da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002 – Entidade sem finalidade de lucros, norma que regulamenta a contabilidade das entidades do Terceiro Setor.