Uma ideia é o primeiro e mais óbvio dos atos da percepção pelo facto de se limitar ao simples conhecimento de algo. Trata-se de uma imagem ou representação mental de um objeto.
Para Platão, o primeiro desses mundos era eternamente mutável e efêmero, enquanto o segundo era duradouro, eterno e único. Ou o que é o mesmo, que as idéias eram eternas, perfeitas e únicas , e existiam independentemente de nosso pensamento, em uma hierarquia própria à cabeça da qual estava a idéia de bem.
Ideia pode tanto ser um termo usado como sinônimo de “solução” ou “conceito”, como também pode ser usado no lugar de “intenção”, exemplo: “ao final da reunião o diretor pediu para que um dos funcionários fizesse uma recapitulação dos pontos principais e logo após ele o ter feito o diretor acenou com a cabeça e disse ‘exatamente, essa é a ideia’”.
Ao contrário de outras espécies, que lentamente se adaptam ao meio ambiente através da evolução biológica, o ser humano tem sido capaz de extrair noções do meio ambiente (idéias) e extrair noções dessas primeiras noções, acumulando assim um conjunto de formas e relações que hoje entendemos como conhecimento ou conhecimento.
Essa teoria das idéias permitiu a Platão conceber sua famosa alegoria da caverna , segundo a qual os seres humanos só podem perceber cópias ou representações do mundo verdadeiro que existe além de nosso alcance.
Uma ideia fixa (ideia obsessiva podendo chegar a mania ou cisma, convicção que determina o nosso pensamento em relação a determinado assunto) e ideia feita (sinônimo de preconceito, opinião concebida sem fundamento), são conceitos relacionados com a ideia.
Por outro lado, essa Teoria das Idéias foi criticada e contestada pelo discípulo mais brilhante de Platão, o famoso Aristóteles (385-322 aC), que rejeitou a ideia de que o mundo pudesse ser compartimentado.
O conhecimento formado pelas ideias nos permitiu modificar o meio ambiente e torná-lo mais favorável para nós , em um período de tempo menor do que aquele que leva outras espécies ao meio ambiente.
Na fala do dia-a-dia costumamos associar ideias a pensamentos e ocorrências, de forma que sejam um reflexo da criatividade ou engenhosidade de uma pessoa, e julgamos e discernimos entre ideias boas e ideias ruins, visto que são úteis para a resolução de algum tipo de problemas .
Na verdade, tradicionalmente associamos as ideias ao ato de ver ou perceber a realidade, tanto que a própria palavra vem do grego eîdos , traduzível como ” visão ” ou “aspecto”. De modo que conceber ou formar idéias consiste, em princípio, em perceber o mundo através dos sentidos e criar abstrações mentais a partir dele.
Atenção! Nas palavras oxítonas e nos monossílabos tônicos o acento não foi abolido, permanecendo o acento agudo nos ditongos ei e oi:
Na sua teoria das ideias, Platão situou as ideias no mundo inteligível, ao ser a única fonte de verdadeiro conhecimento. Para Platão, existem dois mundos independentes embora relacionados entre eles: o mundo imperfeito e fugaz das coisas materiais, e o mundo perfeito e eterno das ideias.
O estudo das ideias ocupa a humanidade desde a antiguidade e geralmente é feito a partir de quatro perspectivas diferentes:
Equipe editorial de Conceito.de. (20 de Março de 2012). Atualizado em 14 de Fevereiro de 2020. Ideia - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/ideia
O substantivo feminino ideia se refere a uma representação mental de alguma coisa: um conceito, um pensamento, uma noção, uma concepção, uma opinião,... Indica também um propósito, uma fantasia ou uma possível solução.
Idéias são representações mentais da realidade que surgem do raciocínio ou da imaginação e que subsequentemente dão origem a conceitos. Ter uma ideia é considerado o ato de compreensão mais básico e fundamental, no qual formulamos uma noção mental de um objeto, uma pessoa ou uma situação, seja real ou mesmo imaginária, uma vez que uma ideia gera outras ideias.
Pessoas que trabalham com profissões que exigem mais do lado criativo estão quase sempre trabalhando com ideias, com concepções. Logo, essa é uma coisa muito importante para elas.
O atual acordo ortográfico trouxe várias alterações na acentuação das palavras. A palavra ideia passou a ser escrita de forma diferente porque houve alteração na acentuação dos ditongos abertos ei e oi.