EQST

O Que A Filosofia Contempornea?

O que é a filosofia contemporânea?

Caracterizada pela crítica às estruturas racionais Entre as características predominantes da filosofia contemporânea está a maneira de pensar racionalmente, característica da Idade Contemporânea que teve como marco a Revolução Francesa. ... Além da Revolução Francesa, outros movimentos sociais nasciam.

O que caracteriza a Filosofia Moderna?

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

Qual diferença entre Filosofia Moderna e contemporânea?

A Filosofia Contemporânea é aquela desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. ... Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas.

Qual o principal objetivo da filosofia moderna?

A filosofia moderna começa no século XV quando tem início a Idade Moderna. ... Ela marca uma transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico, marca da modernidade, que eleva a humanidade a um novo status como o grande objeto de estudo.

Quais são as principais características da filosofia moderna em seu surgimento?

Filosofia Moderna: Características O predomínio da razão sobre a religião. A valorização da ciência e das experiências. A valorização do idealismo e da liberdade. A valorização do pensamento laico.

Para que serve a filosofia contemporânea?

A filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século 19. Um desses conceitos é o conceito de história, que foi formulado pelo filósofo G.W.F. ... Passamos a entender o homem como um ser histórico, assim como a sociedade. Uma das consequências dessa percepção é a ideia de progresso.

O que marca o início da filosofia contemporânea?

A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.

Qual foi o principal objetivo da Filosofia Moderna?

A filosofia moderna começa no século XV quando tem início a Idade Moderna. ... Ela marca uma transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico, marca da modernidade, que eleva a humanidade a um novo status como o grande objeto de estudo.

Quem são os mais importantes filósofos modernos?

São também importantes nomes da filosofia moderna: Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rousseau, Adam Smith e Immanuel Kant, Isaac Newton e Pascal.

Qual o ponto de partida da filosofia moderna?

Introdução. A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.

Quais as principais características da filosofia em seu início?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Quais são as principais características da modernidade?

A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo. ... A modernidade representa uma grande ruptura com a vida até então pautada pela religião. E, neste sentido, se apresenta como uma nova configuração acerca da vida social.

Por que Nietzsche e Marx são tão importantes para a filosofia contemporânea?

Marx e Nietzsche são vistos como precursores do debate crítico acerca do idealismo em relação ao progresso. Ambos alcançaram pontos de vistas sui generis a partir da tese “a razão é histórica”, propondo suas próprias caracterizações de filosofia da história.

Quais são os períodos da filosofia contemporânea?

A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. ... A Filosofia Contemporânea, cronologicamente, situa-se entre algum período impreciso do século XIX até os dias atuais.

Qual o grande acontecimento no século XIX que marca o início da contemporaneidade na filosofia das transformações urbanas e de trabalho?

O período pós Revolução Industrial é, em grande parte, marcado pelo desenvolvimento e consolidação do capitalismo. É neste contexto, marcado ainda pelos ideais da Revolução Francesa, que no final do século XVIII e no decorrer de todos os séculos XIX e XX, o pensamento filosófico contemporâneo passou a tomar forma.

Onde estava o foco da filosofia moderna?

1. O foco da filosofia moderna estava na teoria do conhecimento. Esse primeiro ponto, de fato, é o mais básico e essencial, porque trata do próprio estilo da filosofia moderna, da atmosfera comum que foi partilhada por todos os grandes filósofos que escreveram no século XVI e XVII.

Qual a importância e significação da filosofia moderna?

O que é a Filosofia moderna: Com o surgimento de novas ciências na época, a filosofia moderna é marcada pela centralidade na razão como fonte de conhecimento e na sua plena capacidade de compreensão da realidade. Com isso, a filosofia moderna rompe com o pensamento medieval, que subordinava a razão à fé.

Quais são as principais características da ciência moderna?

Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.