Faz mal tomar anticoncepcional na adolescncia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Além do uso de pílula na adolescência não oferecer riscos à fertilidade, ele ainda oferece benefícios. Muitas meninas, no início de sua vida reprodutiva, apresentam menstruação desregulada, fortes cólicas menstruais e problemas de pele, como as temidas espinhas.
Qual melhor anticoncepcional para adolescência?
Os principais tipos são os DIUs de cobre, prata ou hormonal ou o Implanon. Por possuírem duração prolongada, ou seja, não demandam troca frequente nem administração diária, os LARCs podem ser excelentes opções de contraceptivo para adolescentes.
Qual o melhor anticoncepcional para quem vai tomar a primeira vez?
O DIU de cobre ou o SIU com levonorgestrel pode ser uma alternativa contraceptiva a considerar, principalmente em mães adolescentes, já que tem uma elevada eficácia contraceptiva, de longa duração.
Qual a melhor pílula anticoncepcional para iniciantes?
Entre as mais indicadas estão a ciproterona e drospirenona. Todavia, vale lembrar que a dosagem de estradiol é 35 mcg, ou seja, alta.
Quando deve começar a tomar anticoncepcional?
Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.
É perigoso tomar anticoncepcional?
Não, tomar anticoncepcional durante muito tempo não faz mal à saúde.
Como saber o tipo de anticoncepcional que devo usar?
A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.
Qual é a melhor pílula anticoncepcional para tomar?
Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita) Dienogest: Qlaira (ótimos para reduzir o fluxo menstrual)
Porque tem que começar a tomar o anticoncepcional no primeiro dia da menstruação?
Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.
O que acontece quando tomamos anticoncepcional?
Os hormônios da pílula anticoncepcional impedem que seus ovários preparem e liberem óvulos. Eles interrompem o "ciclo" hormonal normal, incluindo a ovulação, o crescimento típico do endométrio e a menstruação.
O que a pílula anticoncepcional pode causar no corpo?
Há uma série de efeitos colaterais graves ligados aos anticoncepcionais, tanto mentais como físicos. Pesquisas mostram que os efeitos incluem: ganho de peso, aumento do risco de câncer de mama e câncer cervical, entre outros. Existem pesquisas que demonstram também a relação entre as pílulas e a depressão.
Qual anticoncepcional devo usar pela primeira vez?
Minipílula. A minipílula é um anticoncepcional com progestativo na composição, que geralmente é utilizada por mulheres e adolescentes que estejam a amamentar ou por pessoas com intolerância aos estrogénios. Como tomar: A minipílula deve ser ingerida diariamente, sempre à mesma hora, sem necessidade de fazer pausa.