Apesar dessa regra, a Constituição Federal permite uma exceção. O salário poderá ser reduzido se assim for negociado em convenção coletiva ou acordo coletivo com a participação do sindicato profissional.
A irredutibilidade de salários encontra-se alçada ao patamar constitucional, expressamente assegurada no inciso VI, do artigo 7º, da Constituição Federal (BRASIL, 1988), tendo vista que artigo 7 destaca que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: [... ...
Que não se pode reduzir: a irredutibilidade do salário mínimo. Etimologia (origem da palavra irredutibilidade). Irredutível - vel + bili + dade.
1 resposta. A fim de evitar abusos, permite-se, em casos excepcionais, que o empregador efetue certos descontos, por motivos específicos, sempre amparados por dispositivo legal, por contrato individual de trabalho (desde que não atentem contra direitos indisponíveis) ou conforme convenção coletiva de trabalho.
O Princípio da Intangibilidade Salarial visa a garantir ao trabalhador o direito de perceber a contraprestação a que faz jus por seu trabalho, de maneira estável e segura, não sujeita às oscilações inerentes ao ramo da atividade econômica explorada ou à mera vontade do empregador.
A parcela discriminada como “Completivo/irredutibilidade” foi adimplida por período determinado, com a finalidade de respeitar a irredutibilidade de vencimentos e, como o novo vencimento básico ultrapassou o judicialmente concedido, não há de se falar em perda remuneratória.
Irredutibilidade de vencimentos: garantia constitucional que é modalidade qualificada da proteção ao direito adquirido, na medida em que a sua incidência pressupõe a licitude da aquisição do direito a determinada remuneração.
Vitaliciedade significa que, depois da estabilidade, só perdem o cargo quando com sentença penal transitada em julgado; inamovibilidade significa que eles não podem ser movidos arbitrariamente de seu foro...; já a irredutibilidade de subsídios é garantia dada a todos os servidores públicos, e que não carece maiores ...
§ 1° A irredutibilidade prevista no "caput" deste artigo dar-se-á através de Parcela Constitucional de Irredutibilidade – PCI, que corresponderá à diferença obtida entre o valor nominal da última remuneração global paradigma e o valor nominal da remuneração reduzida, excluindo-se todas as verbas de caráter temporário ...
Antes de começar a consulta, pelo Meu INSS, o segurado precisa ter em mente em qual dos três grupos de trabalhadores se encaixa....
A regra para aposentadoria de trabalhadores com mais de 50 anos vai depender do tempo de contribuição que esses segurados tiverem quando a reforma da Previdência passar a valer. No caso dos homens, se eles tiverem pelo menos 27 anos de contribuição, cairão na regra de transição por pontos.
Os homens e mulheres podem se aposentar com 30 anos de contribuição e 50 anos de idade, seja antes ou depois da reforma da previdência, com exceção dos homens com deficiência leve, o benefício é de 100% da média aritmética simples de todos os salários.
Regra de transição 1 – Regra por pontos A regra por pontos uma das mais vantajosas, por isso, merece atenção redobrada! A regra de pontos soma a sua idade mais o tempo de contribuição e precisa dar 87 pontos para a mulher e 97 para o homem! Essa pontuação é para o ano de 2020.
Nesta categoria especifica, os homens e mulheres podem requerer o benefício com 30 anos de contribuição e 50 anos de idade, independente se foi antes ou depois da reforma da previdência. ... O benefício é de 100% da média aritmética simples de todos os salários.
Segurado com 33 anos de contribuição, seis meses e 29 dias em 13 de novembro de 2019. Pedágio a ser cumprido: oito meses e 17 dias. Poderá se aposentar em 31 de dezembro de 2021.