Em que perodo surgiu o estilo gtico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.
O que foi a arte gótica?
Arte gótica é o nome dado a um movimento artístico surgido na França, ainda na Idade Média, em meio ao século XII. O estilo deu seus primeiros passos na construção de catedrais, mas não ficou restrito apenas a essa área.
Quanto tempo durou o período Gotico?
1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.
Como surgiu o gótico?
Suas raízes se encontram na Inglaterra no final da década de 1970, carregando uma grande mistura de expressões alternativas, literárias, artísticas e musicais. Surgiu no underground do início da década de 1980 em clubes noturnos como o Batcave, e se consolidou com o culto ao pós-punk e ao rock gótico.
Que obras consideradas como primas surgiu durante o período gótico?
Entre os conjuntos de vitrais góticos mais importantes está o da Catedral de Chartres, frequentemente considerada a obra-prima do período, mas se destacam também, por exemplo, os das catedrais de Bourges, Auxerre, Sens, Soissons, Laon, Troyes, Reims, Notre-Dame de Paris, Lincoln e Salisbury, e o da Sainte-Chapelle.
O que a arte gótica adornava?
A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais.
Quais as principais características da arte gótica na arquitetura?
Principais características da arquitetura gótica: - Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Era comum a participação dos habitantes da cidade na construção das catedrais.
O que a pintura gótica procurava demonstrar?
O gótico implicava uma renovação das formas e técnicas de toda a arte com o objetivo de expressar a harmonia divina. No forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico, as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus.
Como surgiu a nomenclatura de estilo gótico qual a origem da palavra?
Sua estrutura rústica, pontiaguda trouxe estranheza a algumas pessoas. Esse incomodo, portanto, veio de forma positiva, pois, começaram a relacionar a arte aos bárbaros o que acabou gerando o nome da “Arte gótica”. A palavra “gótico” é derivada de “Godos” e é uma deformação fonética da palavra “Argoth”.
Como era a pintura no período gótico?
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XIII, marcou o estilo dominante na pintura européia até o término do século XV.
Qual era a função dos vitrais na arte gótica?
História Geral. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. ... Sobre esse aspecto, ainda vale ressaltar que os vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.