O KED foi idealizado e criado para a extricação de vítimas de veículos automotores, nos casos em que não é possível estabilizar seguramente o paciente em prancha longa, devido à sua posição dentro do veículo. O objetivo é estabilizar a coluna vertebral antes de proceder à imobilização completa em prancha longa.
Para começar o plantio, tire o saco com fecho zip com as sementes e o substrato da geladeira. Delicadamente, retire as sementes que tenham brotado e germinado do substrato e as coloque de lado. Tenha em mente que as macieiras são mais saudáveis quando são plantadas inicialmente no quintal e não em vasos.
Pode a macieira corretamente para estimular a produção de frutos, expondo-a mais à luz solar e à maior circulação de ar. Retire ramos que estejam morrendo, doentes, mortos ou cruzados.
As maçãs preferem solos profundos, férteis e bem drenantes, evitam o solo encharcado. Uma mistura de solo arenoso e solo argiloso levemente ácido vai muito bem. Para cultivar uma macieira em um recipiente, use uma mistura de terra que seja rica em matéria orgânica com pH levemente ácido a neutro (6-6,8).
Adubação à plantação Azoto- 0 kg/ha. Fósforo- 100 a 200 kg/ha. Potássio- 100 a 250 kg/ha. Exemplo: AMICOTE CV 44 (0-20-17) – 500 a 1000 kg/ha.
A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior.
Na poda verde, em Maio-Junho podam-se os ramos novos a 7 folhas (quando têm o dobro de folhas) e em Julho, poda-se a 4-5 folhas os ramos novos.
Qual a época certa para fazer a poda de árvores frutíferas? A recomendação é que essa poda seja feita no inverno. No entanto, para algumas espécies esse período muda: árvores frutíferas vigorosas que formam frutos com caroço, como cereja ou pêssego, por exemplo, devem ser podadas durante as temporadas mais quentes.
A macieira necessita poda de frutificação anualmente para manter o equilíbrio entre o crescimento vegetativo e frutificação. 1° Cortar ramos doentes, mal localizados. 2° Encurtamento de ramos á 20 cm, com a finalidade de formar ramos para o próximo ano e outros podar á 1/3 para produção no ano.
É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa. Ao cortá-los logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior.
Outono
Os ramos da pereira devem crescer para fora e ligeiramente para cima. Se houver ramos crescendo para baixo, corte-os exatamente no ponto de origem no ramo maior. O seu objetivo geral é ter uma árvore com ramos igualmente espaçados que se espalhem de maneira agradável a partir do centro.