Como Tratar Infecço Do Dente?

Como tratar infecço do dente

As infeções nos dentes podem se distinguir em infeções dentro da polpa do dente, infeções nas gengivas e infeções à volta das bordas exteriores dos dentes. As três são bastante dolorosas e podem ser debilitantes se não se tratarem de imediato. É necessária a intervenção de um dentista profissional para a sua cura total e é fundamental recorrer a este especialista o mais rápido possível, embora também hajam certas medidas que pode adotar em casa para o ajudar a evitar que a infeção avance. Descubra-as todas no seguinte artigo de umComo sobre como se livrar de uma infeção dos dentes.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

O que é um dente inflamado?

Você pode prevenir um abscesso dentário cuidando adequadamente dos dentes, seguindo uma dieta saudável e fazendo avaliações odontológicas regulares. Siga as orientações gerais a seguir para garantir uma boca sorridente e saudável.

A inflamação é a resposta do organismo quando há um tipo de “agressão” como é o caso da polpa dentária. Já uma infecção é causada por agentes externos, como é o caso do acúmulo de bactérias.

Mais artigos

Mais artigos

A história da doença atual deve identificar o local e duração da dor e se é constante ou está presente depois de estimulação. Fatores específicos causadores a revisar incluem calor, frio, alimentos ou bebidas doces, mastigação e escovação. Deve-se observar qualquer trauma prévio ou trabalho odontológico.

Procedimento demonstrado por Scott Solow, DDS, Pediatric Dentistry and Orthodontics. Filmado nas locações do Pediatric Dentistry and Orthodontics Medical Arts Building, Philadelphia, PA.

O tratamento de canal é o mais indicado. Essa inflamação pode ser resultado de um abscesso que trouxe a infecção ao redor do dente. O melhor a se fazer é ir até seu(a) dentista para que ele(a) faça o diagnóstico e inicie o tratamento.

Sintomas

Procedimento demonstrado por Scott Solow, DDS, Pediatric Dentistry and Orthodontics. Filmado nas locações do Pediatric Dentistry and Orthodontics Medical Arts Building, Philadelphia, PA.

Para tratar este e outros problemas bucais, faça sempre o acompanhamento com seu(a) dentista! Ele(a) irá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso, para que você volte a sorrir sem medo!

Mais artigos

Mais artigos

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como acabar com a inflamação no dente? Então, confira neste conteúdo quais os sintomas e causas do dente inflamado e como tratar essa condição!

Uma infeção dental ou abscesso dentário é causado normalmente por uma cárie que acaba provocando a destruição do dente ou por uma infeção que afeta a cavidade pulpar de um determinado dente. Manifesta-se através de uma espécie de bolsa cheia de pus que aparece na zona próxima ao dente afetado e costuma provocar sintomas como:

Tratar um abscesso dentário envolve a drenagem do abscesso e a eliminação da infecção na área. O dente pode ser salvo por um tratamento de canal, mas em alguns casos, pode precisar ser removido completamente. Deixar um abscesso dentário sem tratamento pode levar a complicações graves e até fatais. O dentista ou cirurgião-dentista pode recomendar as seguintes opções:

Conheça os tipos de pulpite

O abscesso dentário normalmente é consequência de uma cárie, mas alguns fatores podem favorecer o seu aparecimento como maus hábitos de higiene bucal, diabetes não controlada, alimentação rica em açúcar e gengivite não tratada, por exemplo.

A única maneira de se livrar da dor e do problema é receber o tratamento odontológico adequado. Você pode sentir a dor diminuir se o abscesso se romper, mas ainda precisará da ajuda de um profissional. A infecção pode se espalhar para outras partes dos maxilares e também da cabeça e do pescoço e, no pior dos casos, levar à sepse, que é uma infecção generalizada, que pode colocar sua vida em risco.

Se você tiver dúvidas sobre a rotina de cuidados bucais ou achar que pode estar nos estágios iniciais de um abscesso dentário, entre em contato com o dentista para uma avaliação. O dentista responderá às suas perguntas e determinará se você precisa de tratamento para um abscesso dentário.

O que é abscesso dentário?

Conheça a linha Colgate Sensitive Pro Alívio, que conta com pastas dentais que aliviam dor e desconforto, e produtos específicos para as mais diversas questões como problemas na gengiva, proteção ao esmalte dentário, clareamento, entre outros.

Além destas medidas de prevenção, também é recomendado ir ao dentista a cada 6 meses de forma a fazer uma avaliação da saúde oral e uma limpeza dentária, caso seja necessário.

Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço. Quando a inflamação ocorre, ela empurra o pus para um espaço apertado (conhecido como abscesso) na ponta da raiz, onde ocorre o inchaço.

Causas de abscesso dentário

O(a) seu dentista irá indicar antibióticos e analgésicos que podem ajudar a aliviar a dor do dente inflamado. Ao invés de buscar produtos naturais, peça sempre a orientação de profissionais qualificados para que eles possam indicar sempre o melhor tratamento. Os cuidados com a higiene bucal também são essenciais para evitar este tipo de problema.

Se você apresentar algum dos sinais ou sintomas listados acima, consulte o dentista imediatamente, principalmente se tiver inchaço no rosto ou começar a sentir febre. Se o dentista não puder atendê-lo imediatamente, você deve ir ao pronto-socorro, pois esses sintomas podem indicar que a infecção está se espalhando para o osso e tecido circundantes.

Qual remedio serve para dente inflamado?

Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
  1. Anestésicos locais. Os anestésicos locais indicados para a dor de dente agem diretamente nos nervos do dente permitindo um alívio muito rápido da dor e incluem: ...
  2. Paracetamol. ...
  3. Dipirona. ...
  4. Ibuprofeno. ...
  5. Naproxeno. ...
  6. Ácido acetilsalicílico.