EQST

Como Trabalhar O Medo Infantil Na TCC?

Como trabalhar o medo infantil na TCC?

Outra estratégia que pode tentar, é integrar o medo numa história, como que conversar com os pensamentos que lhe provocam medo, mas desenhar uma história diferente da que na cabeça da criança costuma acontecer (em vez do lobo mau comer a avozinha, pode ir fazer um bolo com ela).

Para que serve a psicologia infantil?

O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.

Como trabalhar com o medo da criança?

Confira agora, 6 atitudes que você deve ter para amenizar a situação!
  1. Não diminua o medo do seu filho. ...
  2. Escute e entenda a causa do medo infantil. ...
  3. Mostre tranquilidade e segurança. ...
  4. Não obrigue a criança a enfrentar o medo. ...
  5. Use livros para ajudar a enfrentar o medo infantil. ...
  6. Incentive o pensamento positivo.
19 de mar. de 2019

Como trabalhar com crianças na TCC?

Histórias que contam situações análogas às que a criança está vivendo são muito úteis na TCC, porque ajudam a criar identificação com o personagem e, assim, fazem a criança pensar sobre seus sentimentos. Além disso, elas costumam ter desfechos que servem de lições morais de como a criança deve lidar com seus problemas.

Como funciona a terapia para menores de idade?

A terapia, para menores de idade, costuma conter sessões em que os pais ou responsáveis são chamados em sessões específicas. Esse tratamento é o melhor nesses casos. Espero ter ajudado, fique bem! Essa é a única coisa que você precisa para realizar o atendimento Psicoterapêutico Online.

Quando procurar um psicólogo para seu filho?

6 sinais de que é hora de procurar um psicólogo infantil
  • Alteração brusca ou exagerada de comportamento. ...
  • Comportamentos agressivos. ...
  • Agitação, inquietude ou dificuldade em manter a atenção. ...
  • Problemas escolares. ...
  • Regressão de alguma fase do desenvolvimento. ...
  • Saúde prejudicada.

O que a psicologia fala sobre a infância?

A infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 3 anos de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. ... Segundo o Concelho Nacional de Educação (CNE) (2008), a Creche deve ter, assim, a função de cuidar e educar a criança.

Que se necesita para ser psicólogo infantil?

Se você gosta de lidar com jovens e crianças talvez essa área seja ideal para você. Com ajuda do Educa Mais Brasil, você pode conseguir uma bolsa de estudo de até 70% e cursar a faculdade de psicologia. Depois, é só cursar a pós-graduação em psicologia infantil. Entre no site do Educa Mais Brasil e faça sua inscrição.

Qual é a idade que a criança começa a ter medo?

3-4 anos: medo de palhaços e outras pessoas fantasiadas, escuro, insetos, monstros e de ficar sozinho; 5 anos: medos mais concretos, como de ladrões, de cachorro, de perder os pais ou de se machucar; 7 anos: medo de fantasmas, tempestades, dormir sozinho ou de que algo ruim aconteça com seus pais.

Como lidar com o medo infantil psicologia?

Por exemplo, ela pode ter medo de incêndios, animais que mordem, altura e carros em alta velocidade. Como você pode ajudar: aceite os medos da criança e não os julgue como “bobagens”. Demonstre a ela que você compreende como ela se sente. Ajude a criança a se preparar para “situações perigosas”.

Como a TCC trabalha o autismo?

Em geral, a TCC tem sido bastante eficaz para tratar o espectro autista. Segundo Luciane Piccoloto, os resultados incluem “melhora na cognição, melhora nos relacionamentos, no comportamento e o aprender a lidar com as emoções”.

Quem aplica terapia cognitiva comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica da Psicologia, e só deve ser realizada por psicólogos. Na TCC, assim como em várias outras abordagens da Psicologia, os atendimentos são baseados no discurso do paciente. Existem algumas escalas e testes psicológicos que compõem o trabalho.