Se o idoso tiver um documento que comprove a sua idade acima de 60 anos, ou uma carteira profissional ou o documento do INSS, ele pode ir ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita. Agora, se ele não tem como comprovar a sua renda, a carteira do idoso servirá como comprovante”, explica.
Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.
Requisitos / Documentação necessária:
Para emitir o documento, o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, que identifica famílias de baixa renda. A solicitação da Carteira é feita em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) gratuitamente.
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.
Para emitir o bilhete de viagem gratuito, o idoso precisa comprovar idade e renda. Para a idade, basta apresentar um documento original com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.
Qualquer cidadão pode viajar de graça pelo Brasil. Legalmente, a qualquer cidadão é possível viajar gratuitamente de avião, nas aeronaves da FAB. ... Nesse último caso, somente idosos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda e crianças possuem legalmente o direito de viajar gratuitamente.
Menores de 2 anos pagam só 10% da tarifa aérea normal, mas devem viajar no colo. Nos pacotes de viagem, varia conforme agência. Geralmente, há descontos de 10% a 40% para crianças de até 12 anos incompletos. Passageiros entre 2 e 12 anos (incompletos) pagam 50% do valor da tarifa de adulto, com direito a assento.
Assim que efetuar a compra das passagens aéreas, entre em contato com a cia. aérea em questão e solicite informações sobre a assistência para idosos. Cada empresa trabalha de uma maneira, mas todas oferecem condições especiais para esse caso.
Qualquer cidadão pode viajar de graça com a FAB. Basta fazer um cadastro prévio no Correio Aéreo Nacional (CAN), que possui escritórios em 16 cidade brasileiras. O interessado poderá realizar inscrição por um período de até 10 dias. Caso o prazo expire, a pessoa poderá renovar a inscrição para um novo período.
Se o passageiro é um menor entre 16 e 18 anos incompletos, ele poderá viajar sozinho em voos nacionais, basta apenas apresentar um documento oficial de identificação com foto que comprove a idade.
18 anos
Bit. Ly/viajar-gratis | Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.