A intolerância ao glúten surge da incapacidade do intestino processar o glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e seus derivados. A pessoa já nasce com a predisposição da intolerância, podendo apresentar os sintomas em qualquer fase de sua vida.
IGE PARA GLÚTEN é um teste voltado para a identificação de manifestações alérgicas relacionadas ao Glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada.
O profissional responsável pelo acompanhamento destes pacientes com doença celíaca é o gastroenterologista. Celíacos necessitam de acompanhamento multidisciplinar: gastroenterologista e nutricionista são indispensáveis e se houver alguma outra condição associada, será necessário buscar outros especialistas também.
O primeiro profissional a ver um caso de Intolerância Alimentar é um Clinico Generalista. Temos Clínicos muito bons que podem resolver 80% dos casos. Se ele tiver dificuldade, um Gastroenterologista para afastar doenças genéticas ou mais graves e a Nutricionista para programar uma dieta adequada.
Além de dor, distensão abdominal e diarreia, os sinais podem incluir cansaço, diminuição da memória e dificuldade de concentração. Como os sintomas entre o paciente celíaco e o intolerante são parecidos, é preciso consultar o médico e fazer os exames indicados.
Primeiro de tudo, beber MUITA água! Se beber água já é fundamental normalmente, em momentos em que nosso organismo está debilitado ela é mais imprescindível ainda. Beber bastante água vai auxiliar no processo de desintoxicação e ajudar a limpar o organismo.
A intolerância à lactose ocorre quando o organismo se torna incapaz – de forma parcial ou completa – de digerir leite e seus derivados. E nos dias de hoje, é cada vez mais frequente conhecermos alguém que seja intolerante à lactose. Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade de leite e derivados consumidos.
Há ainda a secundária ou adquirida, resultado de lesões no intestino delgado ou de alguma doença, como desnutrição, quimioterapia e cólica ulcerativa. Também pode se apresentar em qualquer idade, mas é mais comum na infância. Ao contrário do que muita gente pensa, a intolerância a lactose não é alergia ao leite.
A intolerância à lactose pode surgir em diferentes momentos da vida. Nas pessoas de raça branca, normalmente começa a aparecer em crianças com mais de cinco anos. Enquanto na raça negra, a condição geralmente ocorre até os dois anos de idade.
As pessoas com intolerância à lactose podem sentir desconforto após consumir leite e derivados. Os sintomas podem ser dor abdominal, estufamento abdominal, gás, diarréia e náuseas. Os sintomas de intolerância à lactose podem ser manejados com alterações dietéticas.