O impetigo causado pela bactéria estafilococos é conhecido como impetigo bolhoso. Manifesta-se por meio de bolhas maiores, repletas de um liquido transparente que com o tempo torna-se turvo. O contágio pode ocorrer por meio de pequenas lesões na pele, como picadas de insetos, arranhões e cortes.
Manual MSD. Essa foto mostra impetigo bolhoso no abdome de um lactente. A infecção começa como uma mancha vermelha, que evolui para pequenas pústulas que coalescem e com o tempo formam bolhas amareladas crostosas (pústulas).
Dr. Drauzio comenta como começa a imunização dos recém-nascidos. O ambiente intrauterino é completamente estéril. No parto, o bebê é infectado pelas bactérias da mãe e, na amamentação, recebe os anticorpos necessários para controlar esses micro-organismos, essenciais para a vida.
Sintomas da infecção urinária em bebê
O Estreptococo do grupo B (GBS) é uma bactéria que pode causar doenças graves, especialmente em recém-nascidos. É responsável por muitos casos de meningite (uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e medula espinal) em recém-nascidos, bem como alguns casos de infecções do sangue (sepses) e pneumonia.
O tratamento é realizado, basicamente, pela ingestão de um antibiótico prescrito pelo médico de acordo com a idade da criança ou o grau da doença. Geralmente, o tratamento tem duração de dez dias e, ao final desse período, é recomendado retornar ao médico para saber se o problema desapareceu por completo.
Na criança maior que 2 anos, principalmente maior que 4 anos e adolescentes, são mais frequentes: dor ou ardor ao urinar, retenção de urina, aumento da frequência que vai ao banheiro para urinar, perda de urina na roupa ou na cama (que não apresentava antes), dor na região inferior do abdômen; podendo, ou não ter febre ...
Infecções do trato urinário (ITUs) são comuns na infância. Quase todas as ITUs são causadas por bactérias que penetram pela abertura uretral (o tubo que drena a urina da bexiga para fora do corpo) e se movem para cima até à bexiga urinária e, às vezes, até aos rins.
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
Como tratar: Se for confirmada a presença de uma infecção, o médico poderá indicar o uso de antibióticos, como Norfloxacino, Sulfa ou Fosfomicina, por exemplo. Remédios analgésicos, como Paracetamol, ou anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, podem ser usados para aliviar a dor e o desconforto.