COMO ESCREVER UM CORDEL
As principais características dos poemas
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Também usada, a setilha, com estrofes de sete versos, tem a seguinte rima: o segundo, quarto e o sétimo verso rimam entre si e o quinto e sexto têm uma segunda rima entre si. Como exemplo, segue abaixo o cordel “As coisas do meu sertão”, do poeta Zé Bezerra de Carvalho.
Resposta. --> o cordel é escrito em forma de sextilha, possui estrofes de seis versos, e versos de sete sílabas poéticas. Sempre na Sextilha o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
Palavras que rimam com Sextilha:
e) Sextilha: é a estrofe que possui seis versos.
Estilo 1 - A Sextilha Estilo muito popular na Literatura de Cordel. Um dos mais fáceis. Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar.
Significado de Sextilha substantivo feminino Estrofe de seis versos.
substantivo feminino Estrofe de sete versos.
Sextilha, estrofe de seis verso, o cordel também usa esse tipo de estrutura, então pode ser chamado assim. Explicação: ... Na Sextilha, rimam as linhas pares entre si, conservando as demais em versos brancos (sem rima obrigatória).