A forma correta de escrita é murcha, com r na primeira sílaba: mur-cha. A palavra mucha está errada. Devemos usar o adjetivo murcha ou murcho, conforme o gênero, para indicar alguém ou algo sem viço e vigor, sem ar, sem força e ânimo, sem sustentação e sem cor: bola murcha, flor murcha, pão murcho, pneu murcho,...
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Saiba como recuperar uma planta seca
Se as folhas da sua planta começarem a murchar, ela pode estar recebendo muita luz direta. Nesse caso, coloque-a em um local com menos luz. Por exemplo, verifique a temperatura na sua casa e mude a hera de lugar se a temperatura ficar abaixo de 10 °C.
Para cultivar heras, prefira vasos rasos ou cuias. Substrato muito encharcado acaba apodrecendo as folhas e raízes, por isso, evite usar potes ou vasos muito altos. Quando bem cuidada, a hera cresce vigorosa e feliz, se estendendo por onde consegue espaço.
Para cultivo em vasos, use a receita: terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção de 1:1:1. Adicione húmus de minhoca para garantir um solo rico em matéria orgânica e fértil. Dessa forma, a hera se desenvolverá melhor. Não se esqueça da camada de drenagem!
Rega: recomendamos irrigar periodicamente, mas com prudência. Ela não lida bem com solos encharcados. De 2 a 3 vezes por semana pode ser uma boa medida, mas sempre conferindo a terra antes da nova rega. Iluminação: é uma espécie bem resistente a mudanças de temperatura.
É muito fácil cultivar a hera-do-diabo na água. Corte as mudas e insira suas extremidades na água, de modo que dois ou três nodos da planta fiquem submersos. Use um recipiente que permita à planta ter muito espaço para se expandir ou pode quando necessário.
Esta variedade deve ser cultivada sob sol pleno ou no máximo meia-sombra, em solo drenado e fértil e adubado com matéria orgânica. Esta planta aprecia a umidade e o frio, mas a rega não deve ser exagerada pois esta hera não tolera solos encharcados.
O nome científico da hera é Hedera helix e pode ser comprada na versão industrializada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação, em forma de xarope ou cápsulas, por exemplo.
Adubação: Solo rico em matéria orgânica com boa drenagem. Poda: Você pode conter o crescimento do musgo retirando o excesso de crescimento nas laterais do vaso e transferindo-o para outro local a fim de fazer outros vasos ou canteiros.
A planta aprecia a umidade, porém é capaz de sobreviver a longos períodos sem água. Raquel recomenda que a rega seja feita sempre que a terra do vaso estiver seca ao toque. Para manter a espada-de-São-Jorge sempre saudável e viçosa, outra dica da profissional é fazer fertilizações anuais com húmus de minhoca.
dez dias
Portanto, você pode tanto colocar a espada de São Jorge no quarto quanto na sala, no hall, na área de serviço, quintal, enfim, onde quiser. Além disso, a planta espada de São Jorge combina com vários estilos de decoração, dos mais moderninhos aos mais tradicionais.
O vaso deve ter o solo ideal para o plantio, com a seguinte sequência: o fundo deverá ser coberto com argila expandida. Sobre ela, posicione uma manta bidim e adicione areia até completar 2/3 do vaso. Finalize com o composto orgânico misturado com terra e então posicione a muda da planta.
Essa espécie se dá bem sob temperaturas mais quentes, mas, quando está acima de 30 °C, ela pode murchar. A espada-de-são-jorge também pode ser prejudicada pelo frio. Uma temperatura abaixo de 10 °C pode matar as suas raízes.
O cultivo deve ser realizado a meia-sombra, que é a forma ideal, porém a espada-de-são-jorge suporta bem o contato direto com a luz solar. A época ideal para o plantio é entre maio e julho. A espada-de-são-jorge apresenta resistência a solos áridos e ao calor tropical, e também é capaz de suportar clima frio.
Para isso, dilua uma colher de sopa do granulado adubo NPK em cerca de 2 litros de água, dissolva bem e regue a planta, que deve estar com o substrato úmido. Outra opção é cultivar espada-de-são-jorge na água. Com o tempo, a planta irá soltar mudas, que podem ser retiradas e replantadas no local desejado.
Em primeiro lugar, a forma mais tradicional. Para isso, basta cavar o solo e separar uma touceira das raízes que contenha pelo menos uma folha e também um pedacinho do caule (rizoma). Depois é só transportar para um vaso com boa drenagem e pronto!
No Brasil, popularizou-se o uso de três espécies: a Sansevieria zeylanica, autêntica espada-de-são-jorge, verde e rajada; a Sansevieria trifasciata, com bordas amareladas da raiz às pontas, que ficou conhecida como espada-de-santa-bárbara; e a Sansevieria cylindrica, a lança-de-são-jorge, com aspecto pontudo e ...
Mudas e plantio da lança de são jorge A propagação é realizado através da divisão da planta. Separe as crias que crescem na base da planta-mãe. Use uma faca limpa para corta-las e as envase individualmente.
A planta deve ficar em temperatura ambiente, com iluminação indireta (apenas a claridade). Como a Lança não gosta de muita água, a rega deve ser feita uma vez por semana, com 100ml. A planta não precisa ser adubada com frequência. Mas, se ficar doente, use o produto NPK 4-14-8.
Se a sua lança-de-são-jorge é um arranjo em vaso, troque a água 1x por semana, para manter o oxigênio em dia, evitar cheiros e mosquitos indesejáveis. A cada renovação, lave com sabão o recipiente e as pedrinhas, para não criar limo. Iluminação: meia-sombra, luz difusa ou sol pleno.
A lança de São Jorge possuí vários significados dentre eles a prosperidade, também conhecida por ser uma planta protetora usada como amuleto contra energias negativas. É uma planta de origem Africana, e serve como um escudo protetora protegendo o local onde ela é plantada de energias negativas.
Porque ela é conhecida por purificar o ar e as energias de um lar, eliminando olho gordo, mau olhado, inveja, energia negativa e magia. Além de dar charme e elegância à sua decoração.
Os vasos mais indicados são os de cerâmica, pois eles retêm umidade, garantindo que a terra vai ser mantida fresca por mais tempo. Além disso, eles são mais usados na decoração de interiores, por sua vertente mais rústica. Só garanta que ele tenha furos de drenagem no fundo.