Para saber se um médico está apto a exercer a profissão, qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa no site do Conselho Federal de Medicina (portal.cfm.org.br) ou dos conselhos regionais de medicina (CRMs) de cada Estado (a listagem dos sites está disponível no portal do CFM).
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
O prontuário médico em suporte de papel deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro.
- Para guardar esses exames todos, sugerimos uma pasta da marca YES nas medidas de 36cmX48cm que comporta todos eles. Nessa pasta separamos os exames por tipo e em ordem cronológica em saquinhos plásticos que acabam por fazer a sub-divisão necessária.
Exames de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia (ou Ecografia), Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Mamografia, por exemplo, possuem validade de até 6 meses, desde que esteja em bom estado de conservação (precisa estar legível), e que se considere a finalidade para a qual o exame foi ...
Vai depender do tipo de exame de sangue solicitado, de sua finalidade e de seu histórico clinico. Em geral, se for um exame de rotina, a validade pode ser de até seis meses. Agora se for para o acompanhamento de uma doença em curso ou mesmo para uma elucidação diagnóstica, a validade pode ser de três meses ou menos.
- Histerossalpingografica tem validade de 10 anos.
– Presença de metaplasia e atrofia nas biópsias gástricas, a cada 1 a 3 anos, para rastreamento de neoplasia gástrica. Não há necessidade de repetição de endoscopia em pacientes com gastrite enantematosa ou erosiva, hérnia hiatal, esofagite leve (grau A ou B) ou duodenite.
Olá, tudo bem? Normalmente exames de imagem (Raio-X, Ultra-Som, etc) tem validade de 06 meses desde que não possuam alterações. Exames de sangue e laboratoriais normalmente 3 meses, mas isso pode depender muito de cada médico.