Na hora de comprar um carro, ou quando você tá fazendo um anúncio em algum site de classificados, surge sempre essa dúvida, o que é uma carroceria de carro? Ou quais são os tipos de carrocerias de carros que existem no mercado?
Após bastante tempo em baixa nas linhas de montagem, de algum tempo para cá, coisa de uns 5 anos, quase todas as principais marcas tem algum modelo nesse estilo de carroceria.
As peruas, ou station-wagons, estão extintas: no Brasil, o último modelo desse gênero foi o Fiat Weekend (ex-Palio), que saiu de linha em janeiro de 2020. Grosso modo, esse tipo de configuração une as características de um hatch (tampa do porta-malas integrada ao vidro traseiro e carroceria de dois volumes) ao comprimento do sedã.
Como o próprio nome já diz, em um monovolume, a carroceria forma um volume único. Enquanto um sedan, por exemplo, tem três porções bem-definidas, a silhueta de uma minivan forma uma linha contínua. Por sua vez, a capota é elevada, fazendo com que os ocupantes se acomodem em posição mais vertical: a soma desses elementos permite grande aproveitamento do espaço interno.
Esse tipo de carroceria já existe há muitos anos e ficou muito conhecida por causa do personagem cômico Mr. Bean. Onde em vários episódios contracenava com o minúsculo carrinho da Mini, o Mark III, fazendo de tudo com ele!
Não há dúvida que muitos desses tipos de carro de fato tem detalhes funcionais como a altura para o solo, que é maior do que carros de passeio convencionais. Mas acaba aí, um Crossover jamais encararia uma trilha com grau de dificuldade médio. Ele não é 4X4 e não tem motor potente o suficiente para vencer grandes obstáculos.
“A silhueta e a arquitetura formal do veículo não são determinantes, mas sim o conjunto de aspectos utilitários e esportivos aliados à forma. Um SUV pode trazer características de perua ou fastback, desde que sejam incorporadas às anteriores”, conclui o designer. Assim, já existem diferentes variações com base nesse tipo de modelo.
Ótima matéria! Sempre desconfiei que a maioria dos Suv’s são na verdade Crossovers. Matou minha dúvida entre Cupê e Fastback. Outro tipo de carro que teve foi o Notchback, representado pelo Ford Escort.
Por causa disso, a carroceria tem três volumes bem definidos: um para o cofre do motor, outro para o habitáculo e, por fim, mais um para o porta-malas. Via de regra, um sedan é mais comprido que um hatch, pois tem mais espaço longitudinal no bagageiro.
Em uma definição geral, um cupê tem uma carroceria de linhas fluidas, com a capota formando uma caída suave. Essa solução prioriza o design em relação ao espaço interno, pois, se houver banco traseiro, o vão para as cabeças dos ocupantes será reduzido.
Alguns modelos de carroceria de caminhão possuem abertura na parte superior, o que facilita a carga e a descarga de determinados tipos de materiais, proporcionando maior liberdade de acomodação. Confira a seguir.
Praticamente qualquer tipo de carroceria pode dar origem a um conversível, desde um sedan até um cupê ou um hatch. Vale lembrar que, no mercado mundial, já existem até SUVs descapotáveis.
Os sedans são carros associados ao modernismo. Apesar de hoje em dia este modelo ter se popularizado, o que ocasionou na produção de carros com mais luxo, e estar sofrendo melhorias constantes, aumentando o preço do veículo, é fácil achar no mercado automobilístico modelos bons e com preço em conta. Esta carroceria tem a característica de ser espaçosa, ideal para famílias. São projetados para acomodar três adultos no banco de trás.
Quase um Fórmula 1, acho que é até melhor… eu já vi de perto um Fórmula 1 e também já entrei numa Ferrari na época que vendia carros numa concessionária Fiat e em outra ocasião quando vendia Mercedes-Benz, numa concessionária aqui no Rio de Janeiro. A Ferrari dá de mil a zero!
A carroceria do tipo silo foi desenvolvida para executar a descarga por meio de pressurização. Portanto, utiliza-se para transportar areia, talco, farinhas e outros pequenos grãos.
Crosssover, como o próprio nome diz, é uma tentativa de “cruzamento” de alguns modelos de carrocerias, mas que no final é mesmo um carro convencional, com alguns detalhes estéticos que passam um pouco a ideia de Off-Road.
Além disso, a caçamba é uma carroceria de caminhão que pode ser suspensa mecanicamente de modo basculante. Dessa forma, deixando um dos lados mais alto do que o outro, para a carga escorregar para fora do veículo.
Esse post ficou bem grande hehehehe…mas tentei dar o máximo de detalhes, além da minha opinião técnica. Se você quiser escrever alguma mensagem com alguma pergunta, dúvida ou sugestão sinta-se à vontade de escrever no final da página 🙂