Os cuidados com os seios durante a gravidez devem ser iniciados logo que a mulher descobrir que está grávida e têm como objetivo diminuir a dor e o desconforto devido ao seu crescimento, preparar os seios para a amamentação e prevenir o aparecimento de estrias.
Os seios e os mamilos devem ser lavados apenas com água e secos cuidadosamente após o banho. Assim, o uso de sabonetes ou cremes não é recomendado, porque os mamilos têm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gravidez e estes produtos podem removê-la, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos.
Com as mudanças da mama, alguns sutiãs podem incomodar e até machucar a região. Por isso, é importante comprar sutiãs que não pressionem muito, tenham suportes firmes, alças largas e forro de algodão macio. Aliás, é preciso que ele abranja toda a mama, sem que o tecido mamário fique comprimido abaixo da borda.
O posicionamento correto do seio para a mamada também é importante para evitar desconforto e prevenir fissuras ou rachaduras nos mamilos. É importante que boa parte do mamilo esteja dentro da boca do bebê durante a amamentação.
Não necessariamente. A especialista comenta que alguns formatos podem facilitar ou dificultar para o bebê, mas vale lembrar que nenhum deles inviabiliza a amamentação. “É importante em casos de mamilos desfavoráveis, recorrer a um profissional especializado que auxiliará no processo inicial, pois quanto antes pedir ajuda melhor!”.
Durante a gravidez, o corpo por si só cuida de preparar os seios para a amamentação, deixando-os mais sensíveis por causa dos hormônios. “Lembrar que nem todas as mulheres sentem da mesma maneira é importante! Então não sentir não é um problema! A aréola tende a crescer, e aparece a aréola secundária que é como se fosse uma ‘sombra’ ao redor da aréola. Ela escurece logo após o parto devido estímulo hormonal para que o bebê ‘encontre’ onde deve abocanhar”, explica.
Antes de cada mamada, é recomendado massagear toda a mama realizando movimentos circulares, principalmente sobre as regiões mais endurecidas, caso existam. A massagem ajuda a preparar o seio para a amamentação, tornando o leite mais fluido e estimulando a produção do hormônio ocitocina, que favorece a saída do leite.
O recomendado é que a mãe não tome sol, faça o uso de pomadas para os seios, torça ou esfregue a região. Cinthia explica que durante a gravidez, o que se pode fazer é usar sutiãs confortáveis e que sustentem bem as mamas.
Se após o parto não houve este cuidado ou a realização do estímulo não foi realizada, você ainda assim pode conseguir amamentar. Todos os hospitais contam com enfermeiras capacitadas para te ajudar nesse momento, por isso, pergunte e peça ajuda para elas, que vão te ajudar a aprender a posicionar o bebê, saber soltar a boca dele se ele fizer “a pega” errada, saber encaixar novamente.
Estou aqui para te tranquilizar porque, a não ser que você tenha alguma condição específica, como bico invertido ou outra complicação, o seu corpo naturalmente está se preparando para a amamentação.
Por isso, sabonetes e cremes podem ser usados nos seios, mas não nos mamilos e nas aréolas. Além disso, não esfregue buchas ou toalhas nos mamilos, pois o desgaste da pele favorece o desenvolvimento de lesões.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Segundo a American Pregnancy Association, nódulos muito comuns encontrados em mulheres durante o fim da gravidez são dutos de leite entupidos. Caracterizam-se como protuberâncias duras e sensíveis ao toque nas mamas. Mas compressas mornas e massagens ajudam a desobstruir o duto em alguns dias.
Se cuidados não forem tomados, as alterações da mama podem causar desconfortos e prejudicar a qualidade de vida da gestante. Além disso, é importante seguir algumas medidas para evitar doenças nas mamas e ter uma amamentação mais tranquila.
Com a chegada de um bebê, vem também a preocupação de como se preparar durante a gestação e no pós-parto. Quando o assunto é amamentação, é importante ficar de olho no que se pode ou não fazer no cuidado dos seios, pois dependendo da situação, pode até prejudicar a produção de leite.
É recomendado tomar cerca de 15 minutos de sol por dia sobre as mamas, preferencialmente antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde, pois isto ajuda a prevenir as rachaduras nos mamilos e a candidíase mamilar. Além disso, é importante o uso do filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos. Entenda melhor o que é a candidíase mamilar e o seu tratamento.
Além disso, quando o mamilo estiver mais tenso, fazer a ordenha da mama após a massagem até que um pouco de leite apareça no mamilo ajuda a descida do leite. A ordenha pode ser feita pressionando cuidadosamente a base da mama entre os dedos indicador e polegar e movendo-os na direção do mamilo.
Esse passo é super importante e deve ser feito com cuidado. “A higiene das mamas deve ser realizada no banho, apenas com água. Não é necessário passar sabonetes, pois interferem na lubrificação natural aumentando o risco de fissuras e desconfortos”, alerta.
A maioria dos especialistas acredita que uma gestante não precisa fazer nada para preparar-se para amamentar, pois os próprios hormônios da gravidez estão trabalhando nisso. Como consequência a região do seio está mais vascularizada, ou seja, um maior fluxo sanguíneo que está ajudando nesse processo de preparar você para a amamentação.
Cinthia explica que não é necessário, apesar de se falar bastante no assunto. “Essa foi uma orientação muito utilizada anos atrás, mas hoje as evidências científicas não apontam o sol como um potencial agente de melhora, seja dia sintomas ou da cicatrização a lesão”, conclui.
Como preparar o bico do peito para a amamentação? Isso é uma dúvida mega comum porque toda gestante escuta histórias assustadoras sobre a amamentação que acabam causando um pouco de medo de não conseguir amamentar o seu bebê.
A partir do terceiro trimestre, a gestante poderá usar um sutiã de amamentação para se habituar, pois deverá usá-lo depois do bebê nascer. Confira outras dicas para diminuir o desconforto do crescimento dos seios na gravidez.
No 3º trimestre de gestação, especialmente nas últimas semanas ou dias de gravidez, se a mulher pressionar o mamilo de forma adequada poderá observar a presença de pequenas gotinhas de leite, que é na verdade, o colostro, um leite riquíssimo que tem tudo o que o bebê recém nascido precisa para se alimentar nos primeiros dias. Depois de alguns dias o leite vai se tornando mais forte e vem em maior quantidade, ficando mais branco e menos aquoso. Entenda o que é o colostro.
Algumas mulheres apresentam bolinhas em volta de toda aréola. Estas bolinhas são na verdade os tubérculos de Montgomery, um tipo de glândula produtora de gordura que é muito necessária na amamentação para proteger a pele da mamãe. Durante a gravidez e amamentação é normal que estas pequenas glândulas estejam mais salientes, não sendo nada preocupante.