Uma distância confortável é que a ilha fique a 1,20 m da bancada da pia para uma boa circulação. É importante cuidar dessas medidas para que não faltar espaço para abrir portas de armários ou da geladeira, por exemplo. Para quem curte cozinhar um cooktop é ideal, que pode ser de quatro ou seis bocas.
12 dicas na hora de projetar uma cozinha funcional
Praticidade na hora de usar a ilha Mas em relação à presença de um cooktop ou de uma pia na ilha, o que fica mais prático é que os três pontos principais (pia, cooktop e geladeira) estejam em forma triangular, no final das contas.
4m2
A menor medida de circulação considerada viável, no geral, é de 60cm. Mas na cozinha essa medida precisa ser maior, devido à existência de portas de armários e gavetas em quase todos os locais.
Para armários aéreos, lembre-se de considerar um espaço de aproximadamente 60 cm entre a altura do seu balcão e a base do armário. Caso você deseje que o seu micro-ondas fique em um armário aéreo, considere algo em torno de 7 cm acima do seu ombro para posicioná-lo ou 1,40 cm do chão.
A base dos armários superiores pode ficar de 1,40 a 1,70 m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm. “Lembre também que o armário superior é menos profundo, com 35 cm, para evitar que o usuário bata a cabeça. Os armários de baixo têm 60 de profundidade, em média”, afirma Fabiano.
A profundidade dos guarda-roupas deve ser de 60 centímetros, para comportar cabides largos de ternos e casacos. Quando o armário tem portas de correr, esta medida passa para 66 centímetros, visto que 6 são destinados aos trilhos.
Na hora de projetar ambientes, os arquitetos e designers de interiores seguem algumas medidas pré-estabelecidas, caso desta, que define a altura e profundidade ideal para a bancada da cozinha. A bancada da cozinha deve ter entre 89 cm e 92 cm de altura. Já a profundidade deve ficar em torno de 63 cm a 68 cm.
Profundidade: dimensão total da parte interna de objeto, medindo desde seu topo até a parte mais negativa verticalmente.
Já a profundidade é utilizada quando queremos medir algum recipiente, da sua base até a parte mais profunda, como a distância interna de uma piscina ou do oceano. A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade).