Como entender o resultado
Como sei que a vasectomia foi um sucesso? O sucesso da cirurgia depende da realização de um exame chamado de espermograma cerca de 60 a 90 dias ou 20 a 30 ejaculações após o procedimento; o resultado deverá ser: Ausência de espermatozóides na amostra!
Após a cirurgia esterilizadora masculina (vasectomia) podem ocorrer sintomas como se a bolsa escrotal estivesse mais pesada; ou que a bolsa escrotal estivesse com maior volume que o normal. Esses sintomas acontecem principalmente quando o período de repouso, logo após o procedimento, não é corretamente observado.
A melhor forma para engravidar de alguém que tenha feito uma vasectomia é ter relações desprotegidas até 3 meses após o procedimento cirúrgico, pois durante este período alguns espermatozoides ainda podem sair durante a ejaculação, aumentando as chances de gravidez.
No entanto, uma das desvantagens é que a vasectomia não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e por isso para se prevenir de doenças como HIV, sífilis, HPV e gonorreia, ainda será preciso usar camisinha em toda relação sexual, principalmente se tiver mais que uma parceira sexual.
A cirurgia da vasectomia é relativamente rápida e a recuperação geralmente é em torno de 2-3 dias. Os testiculos podem ficar um pouco inchado e roxo, mais sensíveis, sendo esperado nos primeiros dias de pos operatório!
Pessoas que passaram por uma vasectomia ou pela laqueadura ainda podem ter um filho biológico. A solução para esses procedimentos está principalmente na fertilização in vitro.
Pode haver re canalização do canal cortado na vasectomia. O seu esposo deve repetir o espermograma, pelo risco de haver nova gestação, podendo ser novamente ectopica.
Mesmo com a confirmação do exame, um a três em cada 1000 homens ao ano que realizaram esta cirurgia poderão engravidar uma mulher. A recanalização espontânea, portanto, é rara e pode ocorrer mesmo depois de muitos anos após a cirurgia ter sido realizada.
A lei do Planejamento Familiar de 1996 afirma que para ser candidato à realização de vasectomia um indivíduo deve ter 2 filhos OU mais de 25 anos. Ou seja, indivíduos com mais de 25 anos a rigor podem sim fazer a vasectomia mesmo que não tenha filhos. De acordo.
O fato é que qualquer procedimento utilizado como meio de contracepção tem chance de não dar certo. O risco maior disso ocorrer, no caso da vasectomia, é: nos primeiros dias, após a cirurgia; um tempo depois, devido à recanalização espontânea dos canais que foram separados durante o procedimento.
Dr. Em particular a vasectomia tem dois momento onde apresenta falha. Nos primeiros dias após o procedimento, quando os espermatozóides que já passaram o local da cirurgia e por até 60 ou 90 dias ainda podem aparecer na ejaculação.
Não causa dor, no máximo, em alguns casos, um breve desconforto; Métodos contraceptivo dos mais seguros, para casais que não desejam ter filhos; Não interfere na capacidade de ereção; Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.
Quanto ao repouso, dependendo da ocupação, a pessoa pode voltar ao trabalho um dia depois da vasectomia. Mas o paciente não deve dirigir nas 24 horas após a cirurgia e precisa ficar sete dias sem fazer esforço físico, carregar peso ou praticar atividade esportiva.
É recomendado evitar atividades que exigem força física por, pelo menos, 2 dias, aumentando o prazo para 5 dias para a prática de esportes. No dia seguinte à cirurgia o paciente já pode tomar banho de chuveiro normalmente. Não é necessário retirar os pontos nem tomar antibióticos.
A vasectomia não afeta o desempenho sexual. Os nervos e vasos sanguíneos envolvidos na ereção não são atingidos na cirurgia. O procedimento apenas interrompe a passagem dos espermatozoides dos testículos para o pênis. O líquido seminal produzido pela próstata continua sendo ejaculado, mas sem o sêmen.
A vasectomia é a cirurgia que deixa o homem sem a possibilidade de ter mais filhos. É o mesmo que a laqueadura para as mulheres. Ela torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.