EQST

Como Lidar Com Amor Transferencial?

Como lidar com amor transferencial?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor. Entrar em contato com seus anseios, desejos e necessidades.

O que é o amor de transferência?

O amor de transferência caracteriza-se por certos traços que lhe asseguram uma posição especial. Em primeiro lugar, é provocado pela situação analítica, em segundo lugar, é significativamente intensificado pela resistência e, em terceiro lugar, é um amor neurótico, porque é, por definição, impossível.

O que Freud fala sobre transferência?

Freud entende a transferência como sendo um processo que acontece durante a terapia, quando o analisando (paciente) passa a reproduzir para o analista (inconscientemente) padrões psíquicos que o paciente construíra no passado com outras pessoas ou situações.

O que é transferência na terapia?

O contexto da transferência, como o próprio nome sugere, remonta uma troca de papéis entre as pessoas nesta relação. Algo normalmente exposto a partir dos traumas do nosso paciente e potencializa ao ser acessado por nós, psicólogos, independentemente do sexo.

O que é o amor para Freud?

Para Freud, o termo 'amor' é reservado para o movimento do eu na direção do objeto para além da relação de puro prazer. Ou seja, ainda que portando a marca do pulsional (sexual), o amor a ultrapassa. ... Na obra freudiana, o amor é, a princípio, situado do lado da pulsão sexual, enraizando-se no narcisismo primário.

O que é enamoramento psicanálise?

O enamoramento é um modo de acesso privilegiado ao real do amor, que é também uma experiência comumente partilhada pelo maior número de pessoas. Freud insiste sobre o caráter passional (Liedenschaft) e a vertente anormal desse tipo de amor, que ele coloca mais do lado patológico do que do normal.

O que diferencia o amor do amor transferencial na análise?

Isso é o que acontece na transferência, o que faz com que tanto Freud quanto Lacan afirmem que não há diferença entre o amor paixão e o amor de transferência na situação analítica. No amor paixão há a ilusão de que o amado detém todas as qualidades desejáveis que faltam ao amante.

Quando o paciente se apaixona pelo psicólogo o que fazer?

O paciente se apaixonar pelo terapeuta é algo natural e que serve para movimentar a terapia. ... Quando ocorre o mais provável é que o terapeuta perceba sim, mas certeza absoluta somente se o paciente expõe, seja falando ou agindo. O ideal é que o paciente fale sobre isso e trabalhe esses sentimentos com honestidade.

O que significa transferência em psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

Qual é a relação entre transferência e resistência?

Freud vê que a transferência, que aparece na relação entre o analista e o paciente, é também uma resistência. Ele descobre, então, a transferência, inicialmente, como uma resistência que aparece rechaçando da consciência as lembranças aflitivas.

O que é transferência na psicologia?

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura. ... O manuseio da transferência é a parte mais importante da técnica de análise.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

O que é o amor para a psicanálise?

Em alguns estudos do amor e Psicanálise, fica apontado que amar se trata de uma busca por si mesmo. O amar verdadeiramente alguém indica uma busca por verdade interna por meio da transformação. Em suma, esse amor por outra pessoa ajudaria a dar respostas sobre si mesmo naquele e nos próximos momentos da vida.

O que é o amor para Lacan?

Lacan: "O amor é dar o que não se tem a alguém que não o quer". ... Lacan também disse mais ou menos o seguinte: o eu não se adapta à realidade, o eu adapta a realidade a ele.

O que é a paixão para a psicologia?

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.

Quando o paciente se apaixona pelo analista?

O analista se apaixona pela analisanda. A situação se torna insustentável, o tratamento é interrompido e Elma é encaminhada à Viena para se analisar com Freud. ... “É, portanto, tão desastroso para a análise que o anseio da paciente por amor seja satisfeito, quanto que seja suprimido.

É comum pacientes se apaixonar pelo seu psicólogo?

Apaixonar-sepelo Psicólogo às vezes é um processo normal de terapia. Significa apenas que o paciente está tendo sentimentos positivos e intensos por outra pessoa que o está ajudando em questões importantes. Não fuja desses sentimentos, ou de seu Psicólogo com medo.

O que fazer quando a paciente se apaixona pelo seu médico?

Está longe de ser a regra, mas pode acontecer de um médico apaixonar-se por uma paciente. Então, de duas, uma: ou ele se centra em sua condição de especialista e técnico, respeita a ética profissional e tira a moça da cabeça, ou a encaminha a algum colega para seguir com o tratamento.

O que é transferência positiva e negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.