EQST

Como Jonas Foi Diagnosticado?

Como Jonas foi diagnosticado?

Já em uma segunda vez, a família de Jonas, quando ele foi diagnosticado como surdo (deficiente auditivo), levou-o para uma escola onde tentariam ensiná-lo a ler e a falar através da leitura labial, sem o uso de sinais, pois com os padrões da época acreditavam que ele não seria normal dentro da sociedade por se ...

O que você pode aprender com o filme é seu nome é Jonas?

“O filme E seu nome é Jonas (Michaels, 1979), nos permiti ampliar o olhar para o universo da criança surda na relação construída à mesa e pela comensalidade considerar a noção de pertencimento do sujeito. ... E Seu Nome é Jonas conta a história de um menino surdo que encontra muita dificuldade no convívio social.

Quais as dificuldades enfrentadas por Jonas e sua família?

O pai logo desistiu e abandonou sua casa, a mãe se tornou uma haste de sustentação da família e, muitas vezes transpareceu sua fragilidade, medo e desespero, porém não mediu esforços para ver seu filho como uma “criança normal”, e foi em busca de instituições de ensino para surdos.

Como a família reagiu com a descoberta da surdez em Jonas após tanto tempo?

Após o reconhecimento de sua surdez, ele volta para casa. O retorno de Jonas modifica toda rotina da casa e na relação de sua família que, aparentemente, era boa. Essa modificação no início não é positiva, já que seus pais o tratam como se estivessem lidando com uma pessoa de problemas mentais.

Como surdos eram encarados pela sociedade?

Os surdos eram tratados como seres inválidos condenados à morte. Sócrates, em 360 a.C., acreditava que as pessoas surdas conseguiam se comunicar entre si e pelos ouvintes. Em outro sentido, os romanos não os aceitavam dizendo que eram imperfeitos, excluindo-os da sociedade.

Como os surdos eram encarados pela sociedade no filme seu nome é Jonas?

O filme Jonas retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade - o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social, neste ...

Como eram tratados os surdos na sociedade grega?

Na Grécia, os surdos eram tratados como seres incompetentes e que por não possuírem uma linguagem, não eram capazes de raciocinar. Assim, não tinham direitos, eram marginalizados e muitas vezes condenados à morte. ... Por essa razão, ele foi considerado por muitos como o primeiro educador de surdos.

Como eram vistos os surdos no Brasil?

Durante séculos, os surdos foram vistos com preconceito e tinham pouquíssimas possibilidades de representar um papel atuante na sociedade. Para se ter uma ideia, em algum momento da história, esse tipo de deficiência era visto como algum tipo de castigo dos deuses.

O que é o Oralismo?

O método oralista objetivava levar o surdo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente do modo mais normal possível, integrando-se como um membro produtivo do mundo dos ouvintes.

Qual o objetivo do Oralismo no desenvolvimento de uma pessoa surda?

Isto significa que o objetivo do Oralismo é fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade. A educação oral requer um esforço total por parte da criança, da família e da escola.

O que é Oralismo e bilingüismo?

O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influência a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda. Na abordagem oralista o foco era fazer os estudantes a oralizar, tornando-os parecidos com os ouvintes.