A logoterapia é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida pelo psiquiatra Viktor Frankl após sua experiência em campos de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foca na ideia de que os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, que a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade. Portanto, essa terapia pode ajudar os pacientes a alcançar esse significado.
Frankl desarrolló el término neurosis noógena para referirse a la ansiedad que algunos individuos desarrollan tras la semana laboral debido a un sentimiento de falta de sentido. Este sentimiento se asocia con el vacío y el descontento, así como con el aburrimiento y la apatía. Según Frankl, esta sensación de falta de sentido puede provocar agresividad y depresión. También atribuye la adicción a este estado de falta de sentido.
Estos pequeños problemas diarios son los que nos mantienen en estado de alerta y, aunque puedan parecer nimiedades, son la verdadera prueba porque nos preparan para momentos de gran dificultad. No es necesario haber pasado por grandes dificultades para saber qué es la vida o cuál es su sentido para tí.
El contenido del artículo se adhiere a nuestros principios de ética editorial. Para notificar un error pincha aquí.
O método foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicoterapeuta Viktor Frankl depois que ele sobreviveu a campos de concentração nazistas nos anos 40. Ele acreditava que a humanidade prospera justamente na busca por um propósito de vida e detalhou as suas experiências e teorias no livro “Em Busca de Sentido”.
As sessões incluem o trabalhar de habilidades socioemocionais, flexibilidade e resiliência, para ajudar a lidar com as questões do dia a dia, sem perder o propósito de vista.
O profissional também pode fazer perguntas estratégicas para ajudar o paciente a entender as próprias crenças e sentimentos. Na terapia cognitiva, os questionamentos são usados para detectar distorções nas interpretações da pessoa acerca de certas situações.
Estos cambios son los que se deben introducir en la vida para comenzar a caminar hacia el objetivo o sentido de la vida particular de cada uno. De la misma manera, aquellas cosas sin relevancia deben cambiarse o ser suprimidas en la medida de lo posible.
En 1942, Frankl fue enviado al gueto nazi de Theresienstadt, donde trabajó en un pabellón psiquiátrico y desarrolló un programa para ayudar a las personas recién llegadas al campo a superar su shock y su dolor. Continuó su labor de prevención del suicidio creando un programa para ofrecer apoyo a las personas que corrían riesgo de suicidio. Frankl fue trasladado al campo de concentración de Auschwitz en 1944 y luego al campo de concentración de Kaufering, donde trabajó como esclavo. Toda la familia de Frankl, excepto su hermana Stella, fue asesinada en los campos de concentración a los que fueron enviados.
Na abordagem da Logoterapia, o propósito de um indivíduo faz parte da realidade objetiva. Não é algo ilusório, divino nem generalizante, como pode parecer quando ouvimos a pergunta “qual é o sentido da vida?”.
Assim, todo ser humano é livre para decidir e capaz de agir em relação a condições psicológicas, biológicas e sociais, não é apenas um organismo que reage ao que acontece, mas um ser autônomo.
Acredita-se que o processo ajuda a pessoa a perceber as suas próprias respostas, que geralmente já estão presentes dentro dela e estão apenas esperando serem descobertas.
A ideia é que todo mundo se sente inspirado a oferecer o que possui de melhor para a sociedade, através da percepção do significado de diferentes momentos da vida. O propósito não é imutável e pode se alterar conforme as situações enfrentadas por cada pessoa.
También puede comprobar si su terapeuta tiene un área de especialización. Puede ser útil buscar un terapeuta que tenga experiencia en los desafíos específicos de salud mental que usted está enfrentando. Cuanta más experiencia tenga el terapeuta en el tema con el que estás luchando, más beneficios obtendrás de tus sesiones con él.
Na obra, Frankl narrou suas experiências como o prisioneiro número 119.104 em Auschwitz, o mais conhecido campo de concentração nazista. Durante esse evento traumático, o psiquiatra refletiu sobre temas como morte, finitude, temporalidade e sentido da vida. Ele concluiu que ter um propósito era um fator importante para a sobrevivência dos prisioneiros.
O psiquiatra conta no livro “Em busca de sentido” sua experiência e o contato com outros prisioneiros. Além de ressaltar para si mesmo a certeza de que a vida tinha sentido mesmo sob as dificuldades extremas que viveu – em meio à dor, fome, frio, e brutalidade. Ele observou que as pessoas que tinham esperanças de reencontrar quem amavam e que iriam conseguir sair de lá aguentavam mais o sofrimento.
Após a Segunda Guerra, ocupou por 25 anos o cargo de diretor da Policlínica Neurológica de Viena. Em 1949 se tornou professor de Neurologia e Psiquiatria da Universidade de Viena e, a partir de então, dedicou-se à docência.
A seguir, você vai conhecer a proposta da Logoterapia, o que essa abordagem considera como sentido da vida e as principais técnicas usadas por psicólogos que seguem as ideias de Frankl.
A terapia não ficou sem críticas, como a possibilidade de que o criador da terapia usava seu tempo nos campos nazistas como forma de promover sua marca. Por fim, Frankl estava ciente das críticas e sustentou que a logoterapia realmente educa a pessoa em terapia sobre sua própria responsabilidade.
Viktor Frankl, fue el fundador de este paradigma psicológico hasta ese momento no tratado. El término logoterapia surgió por primera vez en 1926 en una conferencia de psicología médica. Está incluida dentro de la psicología humanista o en la psiquiatría existencial.
Si una persona está fijada en un problema, la dereflexión es una técnica que se utiliza para desviar su atención del yo y dirigirla hacia algo que sea importante para ella. Al hacer una pausa y centrarse en otra cosa, las personas experimentan un alivio de la presión a la que se han sometido.
A Logoterapia é uma abordagem com foco no sentido da vida, é a “terapia da esperança”, a “psicoterapia das alturas”, e pode ser utilizada para promover saúde através de prevenção e manutenção desta, ou seja, o foco está na saúde e não na doença.
Significado de Logoterapia substantivo feminino [Psicologia] Tratamento terapêutico e psicológico que consiste na busca pelo sentido, especialmente pelo sentido da vida, sendo essa a motivação mais importante que permeia a existência de uma pessoa. Etimologia (origem da palavra logoterapia).
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. ... Há uma ênfase na percepção nesta teoria particular de psicoterapia. A terapia gestaltista dá atenção a como colocamos o significado e damos sentido ao nosso mundo e às nossas experiências.
Nascido em 1905, Frankl formou-se médico psiquiatra em 1930. Dois anos depois, foi deportado pelos nazistas para os campos de concentração, onde ficou até sua libertação treze anos depois, em 1945. Faleceu com 92 anos em Viena, em 1997.
O sentido da vida segundo Viktor Frankl reside em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para conosco e para com o próprio ser humano. Assim, tendo claro um “porquê” poderemos enfrentar todos os “como”.
Leopoldstadt, Viena, Áustria
A Logoterapia parte da dimensão espiritual para abordar sua relação com as outras dimensões da vida. Estuda as situações específicas da esfera da existência do indivíduo, sem negligenciar ou negar os conflitos, sejam eles expressos por sintomas somáticos ou psicológicos.
Para Frankl, a "busca de sentido" é uma exata e precisa definição da natureza humana. Em sua obra, Frankl não recomenda nenhuma religião ou confissão constituída, muito menos alguma Igreja em especial. A todo tempo ele remete o leitor às suas próprias preferências e escolhas.
Viktor Emil Frankl
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1938, as tropas alemães de Adolf Hitler invadiram a Áustria, país de nascimento de Viktor Emil Frankl. ... A Logoterapia, também conhecida como Terceira Escola de Psicoterapia, nasceu justamente dessa experiência de Frankl, que sobreviveu a quatro campos de concentração.
Viktor Frankl, psiquiatra que, na condição de prisioneiro de um campo de concentração nazista, escreveu um livro incrível chamado “Em Busca de Sentido”, dizia que quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”.
Basicamente, a Análise Existencial significa: análise em relação à existência, ou "explicação da existência" com consideração de uma vida auto-responsável, auto-realizada e humana.
Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos. — Viktor Frankl.
A logoterapia objetiva a conscientização do espiritual. Em sua especificação como análise existencial, ela esforça-se especialmente em levar o homem à consciência do seu ser-responsável, enquanto fundamento vital da existência humana (Frankl, 2003).
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche, dizia que “Aquele tem um PORQUÊ para viver, pode suportar quase qualquer COMO”. Muita gente deixa de entrar em ação, porque fica pensando no “COMO” primeiro, e logo desiste porque acham que não vale a pena perder tanto tempo, ou se esforçar tanto para no fim ver que não conseguiu.
E) porque, porquês, porque, por quê. Alternativa C. A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).
Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) depois dele. ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo.
Por que (separado e sem acento) - faz a pergunta e nunca vem no final. Por quê (separado e com acento) - faz a pergunta e vem no final. Porque (junto e sem acento) - responde a pergunta. Porquê (junto e com acento) - vem sempre precedido de uma artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral.