Em relação à prática de exercícios físicos, muitos creditam a natação como uma importante atividade para quem sofre de problemas respiratórios. “A natação fortalece a musculatura respiratória, mas não é um remédio ou um tratamento. É preciso controlar a doença para permitir a prática esportiva plena”, alerta.
Como fazer o exame de espirometria Um clipe nasal é posicionado sobre o nariz, de modo a impedir a passagem do ar por suas narinas. Há um tubo com bocal descartável, conectado ao espirômetro (aparelho que recebe e analisa os resultados). Esse tubo é posicionado junto à boca do paciente e é por ali que ele sopra.
Os exercícios físicos indicados para asmáticos são: Natação: por estarem na piscina, os praticantes têm contato com um ar mais úmido. Isso evita que o gatilho da crise de asma seja ativado; Caminhada e bicicleta: exercícios aeróbicos para asmáticos são a opção mais indicada.
A asma não é uma doença provocada por baixa imunidade, embora existam imunodeficiências primárias (doenças da imunidade) que podem se confundir com asma.
Relação com o sistema imunológico No caso das alergias respiratórias, por exemplo, pode-se dizer que, quando a imunidade do corpo está mais baixa, a incidência de alergias é maior. Com os anticorpos trabalhando em menor ritmo, fica facilitada a entrada e instalação de agentes agressores no nosso corpo.
Ambas as doenças não têm cura, no entanto, o tratamento da asma confere um controle quase que absoluto de todos os sintomas, enquanto que a DPOC é uma doença progressiva e mais complicada mesmo com o uso de medicamentos específicos. ”Por isso, a principal recomendação após o diagnóstico é parar de fumar e iniciar um ...
A confusão aumenta porque, muitas vezes, a asma é chamada de bronquite asmática ou asma brônquica. Contudo, a asma é uma doença crônica que costuma estar associada a um processo alérgico, enquanto a bronquite geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou pelo tabagismo.
Essa doença consiste em uma infecção respiratória que causa a inflamação da mucosa que reveste os canais dos brônquios, responsáveis por fazer o transporte do ar para os pulmões. Os sintomas são desconfortáveis e incluem falta de ar, chiado no peito, dificuldades para respirar e tosse recorrente com muco espesso.
A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
A bronquite aguda geralmente é causada por vírus, os mesmos que causam gripes e resfriados. Já para a bronquite crônica, a causa mais comum é relacionada ao fumo de cigarro, poluição do ar, poeira e gases tóxicos.
No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.
Sintomas da bronquite asmática
Tosse com presença de muco; ronco ou chiado no peito; fadiga; dificuldade para respirar e falta de ar; febre e calafrios; desconforto no peito; inchaço nos tornozelos, pés e pernas; lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio e infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.
Alguns exemplos de remédios para bronquite asmática são as "bombinhas", com Salbutamol por exemplo, ou aerossóis com soro e medicação, como o Berotec, para reduzir a falta de ar. Além disso, pode ser feito uso de xaropes para alívio da tosse e até de antibióticos, como a Amoxicilina, se houver infecção por bactérias.
Alguns dos exames para o aprofundamento da investigação da doença são: Espirometria (exame do pulmão em que se mede o fluxo de ar), Raio X de tórax e Bacterioscopia e cultura de escarro.
Diagnóstico. A bronquite crônica é diagnosticada através do histórico de tosse produtiva prolongada. Pessoas com bronquite obstrutiva crônica apresentam bronquite crônica, além de evidências de obstrução do fluxo aéreo em testes de função pulmonar.
Os antibióticos geralmente prescritos incluem um curso de cinco dias da amoxicilina, do oxytetracycline ou do doxycycline. Mucolytics ou diluidores do muco - estes são prescritos na bronquite crônica.
A bronquite é uma doença crônica que dificulta a respiração e é muito influenciada pela alimentação, que pode facilitar ou dificultar o trabalho pulmonar....Alimentos permitidos na bronquite