EQST

Como Foi Criada A Lei Menino Bernardo?

Como foi criada a Lei Menino Bernardo?

O menino Bernardo Boldrini foi assassinado em abril de 2014, quando tinha somente 11 anos de idade. De forma cruel, uma mistura de sedativos aplicada culminou em overdose por superdosagem do medicamento Midazolam. Em decorrência da morte do menino, a justiça brasileira ganhou a Lei do Menino Bernardo.

Por que foi criada a Lei da Palmada?

Já a imprensa brasileira apelidou a lei de Lei da Palmada. Relatado pela deputada Teresa Surita (PMDB-RR), o projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados ao programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência.

O que a Lei do menino Bernardo acrescentou no que concerne à proteção do menor de idade?

Conforme já referido, a Lei Menino Bernardo acrescentou ao texto do ECA três novos artigos dispondo sobre o direito das crianças e dos adolescentes serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante.

Qual o artigo da Lei da Palmada?

Entra em vigor a Lei da Palmada De acordo com o artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais podem, ainda, perder a guarda, ser destituído da tutela e do poder familiar.

Qual a lei que proíbe bater em crianças?

Sancionada em junho de 2014, a Lei Menino Bernardo (apelidada de "Lei da Palmada") alterou o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para estabelecer o direito de crianças e adolescentes de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante.

Qual a importância da Lei da palmada?

Qual a importância da Lei? Segundo o psicólogo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Aurélio Melo, a Lei é de extrema importância, pois coíbe totalmente a aplicação de qualquer tipo de violência física. “O projeto quer prever ou minimizar formas de castigo que resulte em sofrimento físico ou lesão.

O que a lei da palmada mudou no ECA?

Altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante, e altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

O que a Bíblia fala sobre palmada?

Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno (23.13, 14). Kidner e Chown (1980) ao comentarem a respeito da ligação existente entre o livro de provérbios, afirmam que o livro de Provérbios é bem conhecido por seu louvor à vara.

Qual é a pena para quem bate em criança?

Machucar criança ou adolescente, causando-lhes lesões, ferimentos, fraturas, mordidas, queimaduras, hemorragias, escoriações, traumatismos, lacerações, arranhões, inchaços, hematomas, mutilações, desnutrição e até a morte. Para esse crime, o Código Penal prevê detenção de dois meses a um ano ou multa.

É correto bater em crianças?

Bater pode ser uma experiência traumática para a criança não apenas pela dor física que impõe, mas principalmente porque coloca em risco a credibilidade depositada por ela nos pais, que é a base para sentir-se amparada e segura.

O que uma criança sente quando é agredida?

O que a criança sente quando está apanhando? Depende da idade. De um modo geral, ela se sente agredida e não consegue relacionar o motivo da violência ao que fez para provocar aquilo. Sente medo e isso pode gerar traumas, além de aprender que a agressão é um meio para resolver conflitos.

Como denunciar a lei da palmada?

As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: [email protected]

O que diz o ECA sobre o direito à educação?

53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I-igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; ... V-acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Quais são os direitos do ECA?

Direitos fundamentais garantidos pelo ECA
  • Do Direito à Vida e à Saúde.
  • Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade.
  • Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária.
  • Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.
  • Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
25 de nov. de 2020

Quais medidas devem ser tomadas para aqueles que praticam castigo físico ou tratamento degradante a crianças e adolescentes?

Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. “Art. 245.

Qual é a Lei que protege crianças e adolescentes?

LEI N° 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências.

O que diz a Lei 13431?

Regulamentada por meio do Decreto nº 9.603/2018, a Lei13.431/17 estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e determina a implantação dos mecanismos de Escuta Especializada e Depoimento Especial para toda criança ou adolescente testemunhas ou vítimas de violência, principalmente a ...