O ensaio de impacto consiste em submeter um corpo de prova entalhado, padronizado, a uma flexão provocada por impacto por um martelo pendular; este tipo de ensaio permite determinar a energia utilizada na deformação e ruptura do corpo de prova, que é a medida da diferença entre a altura inicial do pêndulo h e a altura ...
A diferença entre os dois ensaios de impacto está na fixação do corpo de prova, sendo que o ensaio tipo Charpy é apoiado em dois batentes, e Izod tem uma das extremidades engastada.
Quando a queda do martelo não provoca a ruptura do corpo de prova, o ensaio deve ser repetido com outro tipo de corpo de prova, que apresente entalhe mais severo, de modo a garantir a ruptura. Dos três tipos apresentados, o C é o que apresenta maior área de entalhe, ou seja, o entalhe mais severo.
Exercício 3 São exemplos de fatores que diminuem a resistência à fadiga: a) ( ) tratamentos superficiais, descontinuidades na superfície; b) ( ) tratamento térmico, tratamentos superficiais endurecedores; c) ( ) meio ambiente isento de agentes corrosivos, bom acabamento superficial; d) ( ) encruamento dos aços dúcteis, ...
Note que a transição dúctil-frágil não é uma única temperatura, mas sim uma faixa de temperatura na qual o material vai mudando seu comportamento. Alternativamente, a aparência da superfície de falha serve como indicativo da natureza da fratura, e pode ser usada para determinar a temperatura de transição.
Como funciona o ensaio de flexão? O ensaio de flexão consiste na aplicação de uma carga crescente em determinados pontos de uma barra, sendo geralmente utilizado em materiais de alta dureza, como o aço ferramenta e o ferro fundido.
denomina-se módulo de flexão (section modulus), o qual depende apenas da geometria da secção transversal da peça. Uma peça linear está sujeita a uma flexão circular desviada, quando as suas secções apresentam apenas momento flector constante e o eixo da acção não é coincidente com um eixo principal da secção.
A resistência à tração é simplesmente calculada dividin- do-se a carga máxima pela área da seção transversal.
Significado de Classe substantivo feminino Cada um dos grupos ou divisões de uma série ou conjunto; categoria, ordem, seção.
Indicar a que qualidade ou classe pertence alguém ou alguma coisa. 3. Apreciar; avaliar; classificar; enobrecer; ilustrar.