EQST

Como Feita A Partilha De Bens Na Unio Estvel?

Como é feita a partilha de bens na união estável?

Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens. Desta maneira, havendo intenção de separar-se, o patrimônio adquirido na constância da união estável – imóveis, veículos, bens móveis– deve ser dividido meio a meio.

Quais os tipos de declaração de união estável?

Geralmente é feita com a finalidade de incluir um ao outro no plano de saúde, para comprar algum imóvel em financiamento ou simplesmente oficializar a união estável. Existem dois tipos de declaração, a declaração pública e a particular.

Como fazer uma declaração de testemunha de união estável?

(nome da testemunha), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), declaro para os devidos fins que conheço (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº ( ...

Quanto que custa para fazer uma declaração de união estável?

R$ 473,82 Preço: O valor da escritura de união estável (hetero ou homoafetiva) é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 473,82 (valor em 2021).

Quem pode ser testemunha de declaração de união estável?

Ou seja, primos, tios , pais e irmãos. Até a terceira geração. Nem amigos íntimos ou inimigos capitais.

Precisa de testemunha para fazer união estável?

O casal interessado em formalizar a união estável por escritura pública deve comparecer ao Cartório de Notas portando os documentos pessoais originais e declarar a data de início da união, bem como o regime de bens aplicável à relação. Não há necessidade de presença de testemunhas na escritura.

O que é uma declaração particular de união estável?

A Declaração de União Estável, também chamada de Certidão de União Estável, é um documento público declaratório firmado pelos conviventes no cartório de notas, que oficializa a união estável e também define diversas regras aplicáveis à referida relação como: regime de bens, cláusulas, pagamento de pensão, titularidade ...

O que não entra na partilha de bens?

Os bens adquiridos antes do casamento ou aqueles recebidos por doação ou por herança não se comunicam na partilha de bens, assim como aqueles bens adquiridos com o dinheiro de outro bem particular de uma das partes.

Quais são os direitos de quem vive em união estável?

Com a formalização da união estável, o casal terá os mesmos direitos de quem se casa no civil, com o regime de comunhão parcial de bens (ou seja, fidelidade recíproca; vida em comum; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos; e respeito e consideração mútuos).