5 Hospitais Universitários Que Fazem Cirurgia Plástica Gratuita
A abdominoplastia pelo SUS pode ser feita desde que justificada como essencial para a saúde e bem estar do paciente. E isso precisa ser prescrito por um médico licenciado. Embora a situação mais comum que justifica a realização de uma abdominoplastia pelo SUS é a cirurgia bariátrica.
O preço varia muito de médico para médico, mas o procedimento pode custar entre R$ 10 e R$ 20 mil reais, dependendo da região e da cidade onde você se encontra. Além disso, é necessário considerar os custos relacionados ao pós-operatório, com cuidados e os medicamentos.
Um médico cirurgião seria o mais habilitado: cirurgião plástico ou cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral. Um exame de ultrassom da parede abdominal ajuda a comprovar o achado do exame físico e é necessário para que a cirurgia de correção de diástese seja autorizada pela maior parte dos convênios médicos.
A abdominoplastia é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para tratar a diástase abdominal. Geralmente, esse procedimento é indicado em casos severos nos quais não é possível reverter o quadro com exercícios ou intervenções não invasivas, e a única opção é a cirúrgica.
A cirurgia para a diástase pode ser realizada pelo cirurgião plástico no mesmo tempo cirúrgico de uma abdominoplastia.
A diastase abdominal pode ser identificado com exame físico é alguns exames de imagem como ultrassom de parede abdominal (que é diferente do US abdominal que busca avaliar os órgãos internos) ou tomografia.
O que você tem é chamado diastase, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, é muito comum provocar dores nas costas e nas pernas. Esse problema acomete cerca de 30% das mulheres no pós-parto.
Para Alexandre, atividades como corrida, saltos e as tradicionais abdominais não são indicados para as mulheres no pós-parto, pois elas tendem a aumentar a pressão na região abdominal – piorando a diástase – e no assoalho pélvico, aumentando a incidência de incontinência urinária.