O método de extração das proteínas de soro de leite mais utilizado é a ultrafiltração, sendo um processo de separação do soro em que a água e os solutos são removidos pela passagem por uma membrana semipermeável, resultando na concentração das proteínas de soro de leite.
Outra forma de alterar a proteína do leite é adicionar à dieta fontes de ureia combinadas a fontes de energia, pois os microrganismos do rúmen são capazes de convertê-la em proteína.
Alimentos e ingredientes que devem ser retirados da dieta
Em que consiste o tratamento da APLV O leite adequado para a criança tomar deve ser indicado pelo pediatra, pois deve ser um leite completo, mas sem apresentar a proteína do leite de vaca que causa alergia. Alguns exemplos de fórmulas lácteas indicadas para estes casos são Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré.
No caso da APLV, o leite de vaca deve ser excluído obrigatoriamente da dieta da criança e, portanto, a sua substituição adequada deve seguir orientação do médico, pois ele irá orientar quais alimentos o seu filho deverá consumir para garantir o seu desenvolvimento normal e se há necessidade de suplementação para evitar ...
leite de soja
Meu filho tem APLV, posso dar leite de cabra ou de búfala para ele? Não, pois as proteínas do leite de cabra e de búfala são muito semelhantes às proteínas do leite de vaca e a chance de reatividade cruzada entre essas proteínas é de 92%.
Por isso, na presença de alergia à proteína do leite de vaca, o de cabra é o mais indicado.
Somente os intolerantes à lactose podem apresentar dor na barriga. Um paciente com intolerância à lactose pode consumir qualquer produto que não contenha lactose. "Para pessoas com alergia, são indicados alimentes cujo componente proteico seja de outra origem que a não a animal, como soja", recomenda a doutora.
As pessoas com intolerância à lactose (açúcar natural do leite), podem sentir-se melhor com o consumo do Leite Fermentado Yakult com L. casei Shirota.