EQST

Como Evitar Asfixia Neonatal?

Como evitar asfixia neonatal?

Entre as estratégias para se evitar ou reduzir os agravos causados pela asfixia perinatal destacam-se a qualidade de atendimento ao pré-natal, a assistência obstétrica adequada à gestante de risco e as boas práticas de cuidados ao RN na sala de parto e durante a internação.

O que é a asfixia?

Dificuldade respiratória que leva à falta de oxigénio no organismo. As causas podem ser variadas, sendo a mais vulgar a obstrução das vias respiratórias por corpos estranhos (objectos de pequenas dimensões, alimentos mal mastigados, etc.).

O que deve ser feito diante de um bebê com asfixia?

Asfixia

  1. Chame a equipe de resgate IMEDIATAMENTE. ...
  2. Estimule a tosse. ...
  3. Manobra de Heimlich se a respiração de uma criança de mais de 1 ano de idade parar. ...
  4. Tapas nas costas e compressões no peito se uma criança de menos de 1 ano de idade pára de respirar.

Como é marcada a fase inicial da asfixia perinatal?

O início da asfixia é marcado por aumento da frequência respiratória, cardíaca e pressão arterial. Se o processo asfíxico persiste, ocorre parada dos movimentos respiratórios, com queda da frequência cardíaca e, ainda, manutenção da pressão arterial – é a fase de apneia primária.

O que é a sepse neonatal?

A sepse neonatal é uma grave intercorrência do período após o nascimento do bebê. Trata-se de uma causa importante de morbidade e mortalidade entre recém-nascidos, especialmente aqueles com algum fator de risco.

Quais os dois tipos de sepse neonatal?

Classifica-se a sepse neonatal em sepse precoce, aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida4. A sepse precoce está relacionada a fatores pré-natais e do periparto. O comprometimento é multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante.

O que causa sepse pulmonar?

O que é a sepse pulmonar? O termo sepse diz respeito a uma resposta sistêmica desregulada a uma doença infecciosa, que pode ser causada por vírus, bactéria, fungo ou protozoário. Na sepse pulmonar, o foco infeccioso está no pulmão, e seu quadro inicial é caracterizado com uma pneumonia.

O que é sepse tardia?

Na sepse tardia, os sintomas ocorrem a partir do quarto dia de vida, ou seja, com mais de 72 horas de vida e está relacionada com fatores neonatais, acometendo, em geral, os RN que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), sendo que os agentes responsáveis são de origem hospitalar(7).

O que é sepse precoce?

Sepse neonatal é uma infecção do sangue em um bebê com menos de um mês, geralmente causada por bactérias da flora normal. Pode estar associada a meningite, pneumonia, pielonefrite (infecção renal) ou gastroenterite. Sepse neonatal é a principal causa de morte neonatal nos países em desenvolvimento.

O que é uma bacteremia?

Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. A bacteremia pode resultar de atividades comuns (como escovação vigorosa dos dentes), de procedimentos médicos ou dentários, ou de infecções (como pneumonia ou infecção do trato urinário).

Como tratar bacteremia?

De forma geral, o tratamento é feito com antibióticos e deve ser feito de acordo com a orientação do médico, isso porque caso o tratamento seja interrompido sem indicação, é possível que a bactéria volte a se multiplicar e levar ao desenvolvimento de complicações, além de também haver maior risco de resistência ...

Quais os sintomas de bactéria no corpo?

Doenças causadas por bactérias: sintomas tratamento e prevenção

  • febre alta;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • calafrios;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.