Como est a situaço dos consignados? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Suspensão do pagamento das parcelas do consignado Durante 2020 era esperado que o desconto das parcelas, que acontece de forma automática na folha de pagamento, fosse suspenso em decorrência do estado de calamidade pública instaurado pelo Covid-19.
É possível deixar de pagar consignado?
Conforme disposto na Lei, os bancos podem permitir que, por até 120 dias, o consumidor deixe de pagar o consignado. Trata-se, porém, de uma decisão que cabe à instituição financeira, que pode ou não conceder a suspensão das parcelas, seja nas novas operações, seja nas já celebradas.
Como pedir a suspensão do empréstimo consignado?
Faça uma proposta. Com os documentos em mãos, faça uma proposta ao credor para suspender o empréstimo consignado. Lembre-se que a regra prevista no Congresso só permite adiar a cobrança por até 120 dias. Recorde que, ao apresentar uma proposta, é possível que a instituição ofereça uma contraproposta.
Foi aprovada a margem de 5 %?
Aumento da margem de 5% é aprovado. O presidente Jair Bolsonaro, sancionou nesta terça-feira, 30/03, a Medida Provisória do aumento de margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 35% para 40%. Agora, o aumento da margem de 5% terá validade até 31 de dezembro de 2021.