Uma radiografia do tórax ou Raio X (RX) do tórax é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico ou avaliação da reposta aos tratamentos em várias patologias (doenças), como por exemplo a pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), fraturas, entre outros.
Aspecto anatômico. Expressões encontradas nos laudos médicos, como “hilo pulmonar de aspecto anatômico”, “hilo com dimensões anatômicas”, “antro gástrico de configuração anatômica”, não estão exatas: precisam ser complementadas. O aspecto anatômico pode ser normal ou anormal, este estudado como anatomia patológica.
A TC visualiza claramente osso, ar, gordura e fluido. Lembre-se que o ar é preto, o osso é branco, enquanto os tecidos moles, órgãos e fluidos são cinza.
A parte branca representa os ossos e a parte escura representa os outros órgãos/ sistemas.
Um exame de imagem é uma forma de exame que permite que os médicos possam ver o interior do corpo. Estes estudos podem utilizar diferentes formas de energia, como raios X, ondas sonoras, partículas radioativas e campos magnéticos, através do corpo.
Tipos de exames de imagem
Tipos de tomografia
Dicas de como solicitar exames de imagem corretamente
Exames de imagem utilizados na fisioterapia A solicitação deve ser feita apenas após a avaliação do paciente por meio de exames físicos e da formulação de hipóteses de diagnóstico. Assim, a solicitação do uso do recurso de imaginologia será melhor direcionada.
Formas de solicitação de exames Primeiramente, o médico preenche um formulário no prontuário. Em seguida, o documento impresso e com a assinatura do profissional é entregue ao paciente com as orientações. Então, o paciente levará a prescrição ao local onde fará o procedimento.
Somente é possível agendar um exame de ressonância magnética com a requisição do médico. O exame deve ser feito a partir dos seus sintomas ou dentro de um checkup para avaliar sua saúde. Esta indicação médica é necessária para ter clareza do local que precisa ser estudado e o tipo de exame.
Uma pessoa pode fazer uma ressonância magnética a qualquer momento? Todo exame médico deve ser precedido de uma indicação clínica. Esta indicação deve ser identificada por um médico assistente (um clínico geral, um ortopedista, um neurologista, por exemplo).
A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que consegue criar imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de campo magnético.
A Ressonância magnética (RM), também conhecida por Ressonância magnética nuclear (RMN), é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos ...
Os tipos utilizados pela medicina nuclear são as radiações alfa, beta e gama.
Os radionuclídeos mais comumente usados são: