EQST

Como Descobrir A Resistividade Do Solo?

Como descobrir a resistividade do solo?

Existem diversos métodos para medição de resistividade, o principal utilizado é a sondagem elétrica vertical, utilizando o arranjo o Wenner, que utiliza um Megger, instrumento de medida de resistência que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial, cada qual é conectado a um eletrodo.

Porque é importante medir a resistividade do solo de um local onde vai ser erguida uma edificação?

A determinação dos valores das resistividades do solo e de sua estratificação é de importância fundamental para o cálculo das características de um sistema de aterramento, subsidiando o desenvolvimento de projetos, bem como a determinação de seus potenciais de passo e toque.

Quais os cuidados não devem ser observados na medição da resistividade do solo?

Descreve também os cuidados que devem ser tomados quando estiver realizando as medições de resistividade: • Não realizar medições sob condições atmosféricas adversas devido à possibilidade de ocorrência de descargas atmosféricas; • Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados com tipo e local da ...

Quais características não afetam a resistividade do solo?

A resistividade depende principalmente da sua temperatura. Quando a temperatura do solo é superior a 0º, o efeito sobre a resistividade do solo é insignificante. A 0º, a água começa a congelar e aumenta a resistividade. A magnitude da corrente também afeta a resistividade do solo.

O que é resistividade do solo?

Lembrando que resistividade elétrica do solo ou resistividade do solo é a resistência entre faces opostas do volume de solo, consistindo em um cubo homogêneo e isótropo cuja aresta mede uma unidade de comprimento.

Qual a finalidade do método de Wenner?

Frank Wenner, onde os eletrodos 1 e 4 (externos) utilizam-se para injetar a corrente e os eletrodos 2 e 3 (centrais) servem para medir a diferença de potencial, que, ao ser dividida pela corrente injetada, da um valor de resistência R.

Como é feita medição da resistividade do solo através do método Wenner porque medir as tensões no solo?

O método, como é conhecido, consiste na colocação de 4 eléctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (ρ). Os eléctrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância e entre eles, que deverá ser constante.

Quais as principais funções de um aterramento elétrico?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Como é feita medição da resistividade do solo através do método Wenner?

O método, como é conhecido, consiste na colocação de 4 eléctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (ρ). Os eléctrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância e entre eles, que deverá ser constante.

Quais os fatores que determinam a resistividade dos solos?

2.3 FATORES QUE DETERMINAM A RESISTIVIDADE DOS SOLOS A umidade. A temperatura do terreno. A concentração de sais dissolvidos. A compactação do terreno.

Como aumentar a resistividade do solo?

Para melhorar e reduzir a resistência do solo, podem ser aplicados compostos a base de bentonita ou silicatos, que diminuem a resistividade do solo. Produtos como o Fastgel, Fastsys e Gem são eficazes para tais situações.

O que é a resistividade de um material?

A resistividade, cujo símbolo é ρ, consiste na propriedade característica de um material que expressa a maior ou menor resistência que este opõe ao ser atravessado pela corrente elétrica.

Como melhorar a resistividade do solo?

Para melhorar e reduzir a resistência do solo, podem ser aplicados compostos a base de bentonita ou silicatos, que diminuem a resistividade do solo. Produtos como o Fastgel, Fastsys e Gem são eficazes para tais situações.

Quais outros métodos para medição da resistência do solo?

Os métodos de medição podem ser classificados pelo número de eletrodos utilizados: Método de três eletrodos. Método de quatro eletrodos. Configuração de Wenner.

Quantos ohms tem que ter um bom aterramento?

A literatura específica recomenda que a resistência de aterramento não ultrapasse 10 ohms/m. A resistencia entre terra e neutro deve ser inferior 30 ohms e deve ser utilizado o terrometro ou micro ohmímetro para a medição e o terra deve ser montado conforme a norma.

Qual a importância do aterramento numa instalação?

O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. ... O segundo objetivo de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).

O que é um aterramento para que serve?

A principal função do aterramento é o escape da energia para um local seguro, onde ela possa se dissipar. Seja por motivos de segurança, seja para efeitos de melhoria acústica ou como meio de prolongamento da vida útil de equipamentos.

Como podemos realizar o procedimento de medição de resistência?

A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.

Como encontrar a resistividade de um material?

(Ampère/metro quadrado), ρ é dado em Ωm (ohm x metro). Medindo-se a resistência de um fio uniforme e homogêneo em função de seu comprimento, pode-se determinar a resistividade do material de que ele é feito. Para isso, basta conhecer a área da seção reta do fio.

O que se entende por resistividade elétrica?

A resistividade, cujo símbolo é ρ, consiste na propriedade característica de um material que expressa a maior ou menor resistência que este opõe ao ser atravessado pela corrente elétrica. É a quantidade oposta à condutividade e exprime-se em ohms por metro (Ω/m).