Ao todo, 358.162 contribuintes receberão R$ 562 milhões. Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita pagará restituição aos que entregaram o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.
Mas é importante ressaltar que, bebês com hidrocefalia são beneficiados com terapias, que são feitas por equipes multidisciplinares compostas por médicos e especialistas de educação e reabilitação. Dessa forma, a criança poderá se desenvolver da melhor maneira possível de acordo com suas capacidades.
Como os shunts são um procedimento invasivo e também bastante perigoso, existem outras opções de tratamento que podem funcionar de acordo com a condição do seu filho. Esses incluem:
A hidrocefalia acontece quando há um bloqueio da passagem do líquor, aumento da produção ou má absorção do mesmo pelo organismo, o que pode acontecer devido a malformações fetais, presença de tumores, infecções ou acontecer como consequência de um AVC, por exemplo.
Existe, ainda, um exame chamado Tap test importante para encaminhar o tratamento. Ele é indicado para os casos de hidrocefalia com pressão normal e tem como objetivo avaliar a possibilidade de melhora dos sintomas neurológicos, se o implante do sistema de derivação ventriculoperitonial for realizado.
Conforme o bebê cresce, pode ser indicado o acompanhamento com um psicólogo e de um professor de educação especial para identificar as dificuldades de aprendizado da criança.
Eles têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes, independentemente do lugar na fila. Normalmente, o primeiro lote da restituição é quase todo destinado a essas pessoas.
Comumente conhecida como tomografia computadorizada, ela usa raios X de diferentes ângulos para obter uma imagem tridimensional do cérebro. Seu filho pode estar sedado para ficar parado durante o exame (pode durar 20 minutos).
Fazendo o tratamento de acordo com a indicação médica, o paciente com hidrocefalia em nível menos grave pode apresentar menores complicações de saúde. Além disso, também pode acontecer de o paciente sequer apresentar algum tipo de complicação.
Nas crianças pequenas (abaixo de 2 anos), os ossos do crânio não estão soldados ainda e a hidrocefalia se torna óbvia. A cabeça cresce e a fontanela (moleira) pode estar tensa ou mesmo abaulada. O couro cabeludo parece esticado e fino e com as veias muito visíveis. Palpando-se a cabeça, é possível perceber um aumento do espaço entre os ossos do crânio. A criança pode parecer incapaz de olhar para cima, com os olhos sempre desviados para baixo e podendo ainda apresentar vômitos, irritabilidade, sonolência e convulsões.
Em casos especiais (cerca de 1/3 do total), pode ser realizada uma cirurgia chamada de terceiroventriculostomia. Nesta técnica, produz-se um orifício no assoalho do ventrículo que fica na parte inferior do cérebro. Assim, o excesso de líquido encontrará uma saída alternativa, fazendo baixar a pressão intracraniana.
A criança com hidrocefalia necessita cuidados específicos, geralmente visam instituir medidas de prevenção de complicações pós-operatórias, cuidados com a pele para prevenção de úlceras por pressão na cabeça, manutenção da hidratação e nutrição, bem como, aplicação de medidas de conforto(10-11).
As duas primeiras situações são as mais comuns. Se sua declaração ainda está "em processamento", você deve repetir a consulta dentro de algumas semanas para verificar se não irão aparecer pendências.
“Com o Brasil, estamos determinados a preservar as florestas", disse o presidente francês em uma rede social. Horas antes, se mostrou contra pacto entre União Europeia e bloco sul americano.
Na cirurgia são realizadas punções no ventrículo do bebê para que seja removido o excesso de líquido do cérebro. Também é possível instalar um cateter para que o fluído seja desviado para o líquido amniótico.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Essa doença atinge por volta de 1 a 3 bebês a cada 1000 nascidos vivos. Muitas vezes, ela pode ser identificada e até mesmo tratada antes mesmo de o bebê nascer. Isso é possível por meio de ultrassom periódico que é feito durante o pré-natal.
Caso não tenha o código de acesso, é possível gerar um no próprio site, clicando na opção "Primeiro Acesso". Para isso, é necessário ter em mãos os números dos recibos de entrega da declaração dos dois últimos anos. Informe os 10 primeiros dígitos do recibo no espaço indicado.
Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para avaliar detalhadamente o cérebro. Esses exames podem ser indicados tanto para crianças como para adultos ou idosos com suspeita de hidrocefalia.