EQST

Como Calcular A Incidncia Acumulada?

Como calcular a incidência acumulada?

>

  1. a incidência cumulativa para doença em questão, no período de 7 anos de acompanhamento, foi de 53,4 casos por 100 pessoas ou 53,4% [(7 casos / 13 pessoas) x 100].
  2. a prevalência no início do 3º ano = 3*100 / 13 = 23,1%
  3. a prevalência no início do 4º anos = 4*100 / 12 = 33,3%

Como calcular a taxa de incidência?

A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.

Como é calculada a taxa de mortalidade?

Taxa ou Coeficiente Geral de Mortalidade (CGM) O coeficiente geral de mortalidade, ou taxa de mortalidade geral, refere-se a toda população e não ao total de óbitos. É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.

Como uma doença apresenta estabilidade nas taxas de incidência e prevalência?

Chama-se condições de equilíbrio ou de estabilidade de uma doença, a situação em que a incidência e a duração média permanecem constantes com o tempo. Evidentemente, uma doença somente atingiria uma perfeita condição de estabilidade em uma situação teórica de constância das variáveis incidência e duração média.

Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença?

Várias medidas da ocorrência de doenças são baseadas nos conceitos fundamentais de incidência e prevalência. Dentre elas, população de risco (indivíduos que podem vir a ter a doença); letalidade (índices de mortalidade infantil e adulto); morbidade. 2.

Qual o delineamento de estudo que permite calcular a razão de prevalência?

ESTUDO TRANSVERSAL É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento.

O que é uma pesquisa de caráter transversal?

A pesquisa transversal pode ser de incidência e prevalência. A 1a investiga determinada doença em grupos de casos novos. ... ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado.

O que é um estudo observacional analítico transversal?

Delineamentos observacionais analíticos O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é um estudo descritivo e analítico?

Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é epidemiologia analítica?

Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...