Antes de irmos direto para os cálculos é necessário entender alguns conceitos de eletricidade, como as grandezas elétricas se comportam em um circuito em série , paralelo ou misto e principalmente a corrente elétrica.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
É importante ressaltar que a resistência elétrica depende do material do condutor. Por exemplo, materiais como cobre e prata têm uma resistência elétrica menor do que materiais como ferro e alumínio. Isso ocorre devido à diferença nas propriedades de condução elétrica desses materiais.
Já neste caso, como possuímos o valor da potência e da resistência nos resistores podemos calcular a corrente elétrica apenas em um deles, então teremos a corrente total do circuito, portanto basta usar a fórmula I=√(P/R).
A corrente elétrica é um dos conceitos fundamentais da eletricidade. Ela representa o movimento ordenado de cargas elétricas em um circuito. Quando um circuito elétrico é fechado, ou seja, quando há uma rota completa para a passagem de elétrons, a corrente elétrica é estabelecida.
A corrente elétrica é um dos principais parâmetros em um circuito elétrico e é influenciada por diversos fatores. Nesta seção, iremos explorar alguns desses fatores e como eles afetam a corrente elétrica.
Efeito luminoso: Quando algum condutor sofre grandes aquecimentos, é possível que passe a emitir luz visível, como no caso das lâmpadas incandescentes.
É interessante mencionar que a tensão elétrica pode ser alterada através de dispositivos como transformadores, que são capazes de aumentar ou diminuir a tensão em um circuito.
Leia este texto e conheça as diferenças entre esses tipos de correntes e como funcionam. Saiba ainda suas vantagens e desvantagens, bem como exemplos de aparelhos que operam com cada uma dessas correntes.
Antes de se começar a realizar cálculos, fizemos uma tabela com a simbologia e a unidade de corrente elétrica para que você não possa esquecer.
Então, se você buscou: “como calcular a corrente elétrica de um circuito” para aprender as técnicas profissionais do trabalho em elétrica, pega essa dica: em vez de procurar por técnicas de maneira aleatória e se arriscar com resultados pouco confiáveis, garanta um aprendizado com profissionais experientes e com certificado!
Essa relação entre corrente, tensão e resistência é fundamental para o cálculo e dimensionamento de circuitos elétricos, permitindo que os profissionais da área realizem análises e projetos mais precisos.
Enquanto materiais condutores (normalmente materiais metálicos) cruzam facilmente correntes elétricas, materiais isolantes (como borracha e madeira) oferecem grande resistência a elas.
Não deixe para depois, porque todos os eBooks juntos podem não estar disponíveis em breve, então acesse o botão verde acima para saber mais e baixar todos os eBooks hoje mesmo.
Como já sabemos, a corrente em um circuito em série é a mesma em todas as cargas, ou seja, ao calcular a corrente total neste circuito a mesma será para todas as resistências contidas nele. Aqui iremos usar nos exemplos a associação de resistores em série em paralelo para calcular.
No exemplo acima, a corrente elétrica no circuito é de 3A. Isso significa que, quando a fonte de tensão de 12V é aplicada ao resistor de 4Ω, uma corrente de 3A flui através do circuito.
Em primeiro lugar, vamos começar do básico para você não encontrar problemas na hora de fazer os cálculos. Por isso, vou explicar sobre os principais conceitos envolvidos em calcular a corrente elétrica de um circuito.
Agora que entendemos melhor o conceito de corrente elétrica, suas unidades de medida, direção e sentido, e a Lei de Ohm, podemos prosseguir com a exploração de como calcular a corrente elétrica de um circuito.
A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).
Iremos abordar os instrumentos de medição mais usados na elétrica, mostra as suas respectivas aplicações e qual a diferença entre determinados instrumentos de medição. Vamos lá!...Instrumentos de medição
Exemplos de instrumentos de medida
A oposição que os materiais oferecem à passagem de corrente elétrica se chama RESISTÊNCIA ELÉTRICA, que é a capacidade de um corpo de se opor à uma corrente elétrica.
O efeito térmico, também chamado de efeito joule, surge dos inúmeros choques dos elétrons de um condutor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Quando os átomos recebem energia, eles passam a vibrar com mais intensidade e, quanto maior a vibração, maior é a temperatura do condutor.