EQST

Como Alterar O CPF De Casado Para Divorciado?

Como alterar o CPF de casado para divorciado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como alterar o CPF de casado para divorciado?

Poucas pessoas se dão conta que, ao casar e optar pela alteração de nome, elas precisam atualizar o nome de solteiro(a) para o nome de casado(a) também no CPF. O mesmo vale para os casos de divórcio. Existem, basicamente, duas formas de alterar o CPF: pela internet ou em uma entidade conveniada da Receita Federal.

Pode manter nome de casado após divórcio?

Apesar de o Código Civil assegurar a manutenção do nome de casado após o divórcio, o cônjuge perderá o direito se incidir na única hipótese prevista no diploma legal. ... 1.571, § 2º, dispõe com clareza que o cônjuge poderá manter o nome de casado após o divórcio.

Tem como voltar ao nome de solteira?

É possível restabelecer o nome de solteira sem se divorciar. E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e relativamente simples, porque é tudo feito pela internet entre cliente, advogado e forum.

É prerrogativa do cônjuge mudar ou manter o nome de casado após o divórcio?

Com o divórcio, passou a ser opcional a manutenção do nome de casado ou o retorno ao nome de solteiro. Essas alterações dependem da livre vontade de cada um dos cônjuges. Nada impede, inclusive, que mesmo depois do divórcio ocorra a volta ao nome de casado, se assim concordarem as partes.