A filosofia nos ajuda a viver melhor porque ela nos ajuda sofrer menos. Lidar melhor com as adversidades. Enfrentar serenamente o “perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas”, para citar uma grande frase de um filósofo da Antiguidade. A missão essencial da filosofia é tornar viável a busca da felicidade.
Sócrates afirmava que nada escapa às imperfeições. Para que o artista reproduzisse coisas belas, próximas do ideal de Belo, teria que recorrer à reunião de várias belezas espalhadas na Natureza. A Beleza ideal como a reunião dos fragmentos que compõem a Natureza caminhando no sentido da desordem para a ordem.
Para os estoicos a arte do bem-viver é concebida como um estado mental interno, uma atitude autorreflexiva. Assim como todo animal, e o homem está incluído neles, tem o princípio da autopreservação, o ser humano racional deve preservar o comportamento racional para cultivar sua excelência (areté).
A arte para Platão seria, portanto, uma imitação capaz de enganar quem a vê. A arte por ser uma imitação de uma imitação contida no mundo sensível se afasta cada vez mais do real, daquilo que é, efetivamente, o original. Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro.
Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.
inteligível em Kant Ao ser, ao mesmo tempo, objeto sensível e espiritual, isto é, uma manifestação sensível da verdade, a arte é unidade entre a natureza e espírito, entre o exterior o interior.
A designação do termo Arte vem do latim Ars, que significa habilidade. É definida como uma atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. ... Estilo e Estética são as suas manifestações. Estilo é a forma da obra e Estética é o fundamento da Arte.
O que é Cultura: A origem da palavra cultura vem do termo em latim colere, que significa cuidar, cultivar e crescer. Por isso o termo também está associado a outras palavras, como a agricultura, que trata do cultivo e crescimento das plantações.
Resposta. Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Resposta. Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. ... Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
No sentido antropológico e sociológico a palavra cultura é utilizada para designar o comportamento social de um grupo. ... Os elementos que compõem a cultura são interdependentes, mas se inter-relacionam de forma harmoniosa na sociedade. São elementos como: as idéias, os hábitos, as técnicas, os costumes etc.
Para a antropologia, cultura é uma rede de significados que dá sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc.
Conceito significa definição, concepção ou caracterização. ... O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente". O conceito pode ser uma ideia, juízo ou opinião sobre algo ou alguma coisa.