O sentido desse dito popular é que as coisas devem ser feitas aos poucos, comedidamente. A cada passo vai se constituindo uma nova etapa e, sendo vencida essa etapa, até chegar a um objetivo final leva-se um certo tempo.
A expressão é utilizada para crianças que não param de se mexer e parecem estar incomodadas com bichos pelo corpo.
1. Expressão coloquial que tem correlação às pessoas que falam demais, que não se permitem calar-se diante de quem não merece a palavra.
Link: Sabe quando você faz uma pergunta objetiva e a pessoa lhe responde: “a história é longa, tudo começou em 1983...” Geralmente, pessoas que falam demais, possuem um baixo nível de autocrítica, o que lhes permite acreditar que suas histórias, intermináveis, são de interesse geral.
Como lidar com um tagarela no trabalho
Pessoas críticas demais são aquelas que não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas. Elas criticam todas atitudes com furor e são ainda mais rígidas quando se trata da opinião que elas tem delas mesmas.
O hábito de depreciar o outro pode ser uma válvula de escape. A questão é que, muitas vezes, escolhemos um bode expiatório para descontar essa tensão. Outro motivo dessa prática está ligado à necessidade de aceitação. Alguns de nós temos a tendência de falar mal de alguém para conseguir a admiração do próximo.
Quando uma pessoa fala mal de alguém para outra, cria uma espécie de conexão com sua interlocutora. Isso se deve ao fato de que a terceira pessoa objeto da fofoca está excluída da relação entre as duas que conversam. É como se fosse firmado um pacto entre as partes, que as torna coniventes.
Quem faz fofocas, mexericos; mexeriqueiro. Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém.
de provável origem banta, radicado no quimbundo fuka, revolver, remexer. A fofoca é quase sempre um dito maldoso, divulgação de detalhe da vida alheia que o outro gostaria que fosse ignorado. ...
Falar sobre a vida alheia é uma prática bastante antiga, do tempo das cavernas. Os homens da pré-história buscavam informações acerca da vida de outras pessoas para saber de suas fraquezas, seus medos, o que sabiam fazer, seus desejos e outros.
O ato de fofocar faz com que uma pessoa se sinta parte de um grupo, pois, quando temos intimidade com alguém, temos essa liberdade de expressar nossa opinião. Falar sobre alguém ou um fato que ocorre é na maioria das vezes divertido, aproxima as pessoas, proporciona momentos de risos, espanto e intimidade.
Internautas elegem dia 29 de dezembro de 2020 como Dia da Fofoca.
Fofoque, mas não seja um fofoqueiro.