Tabela de alimentos para diabéticos
Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. Mas para baixar a glicose é preciso escolher vegetais sem amido. Nesta lista estão incluídos: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho, alho-poró, entre outros.
Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!
A dica é consumir carboidratos de forma moderada, de preferência das fontes integrais. O açúcar refinado e adicionado aos alimentos ultraprocessados não deve ultrapassar 25 gramas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece um limite máximo de 50 g ao dia, mas o ideal é que fiquemos na metade disso mesmo.
De acordo com a nutricionista Patrícia Zacharias, a OMS (Organização Mundial de Saúde), através de suas novas diretrizes, recomenda que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venham do açúcar, o que daria em média 25 g (gramas) ao dia, ou seis colheres (chá) dos cristalizados comestíveis.
O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.
Assim sendo, comer açúcar em excesso pode causar aumento de peso e, consequentemente, o desenvolvimento de diabetes. Entretanto, engordar não é um problema apenas para quem come açúcar. Massas e alimentos ricos em carboidratos também pode ocasionar o aumento do peso, sendo também responsáveis pela doença.
A falta de gorduras também pode interferir no equilíbrio hormonal, principalmente dos hormônios sexuais. “O déficit hormonal vai causar cansaço, indisposição e falta de energia”, de acordo com a nutróloga Cristiane Braga Kanashiro. Fora que, ao restringir totalmente o consumo de gorduras, a dieta se torna monótona.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras.