EQST

Que So Pronomes Obliquos?

Que são pronomes Obliquos?

Pronomes oblíquos é uma classificação da gramática que majoritariamente assume a função de objeto direto, indireto ou complemento nominal. Mas também podem assumir a função de adjunto adverbial e agente da passiva. ... Os pronomes oblíquos são divididos em dois grupos: os tônicos e os átonos.

Quais são os pronomes Obliquos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

Quais são os pronomes pessoais do caso reto é obliquo?

No exemplo, temos dois pronomes pessoais: “Ela”, que é do caso reto por tratar-se do sujeito do enunciado, e “mim” (com + mim = comigo), que é do caso oblíquo por tratar-se do complemento. Como precisa da preposição “com”, é um pronome oblíquo tônico.

O que é pronome oblíquo adequado?

Os pronomes pessoais oblíquos são indicados para uso sintático de objetos. Os pronomes o, a, os, as são utilizados para substituir o objeto direto. Os demais pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos e vos) tanto podem ser empregados para substituir objeto direto quanto indireto. ...

Quando usar pronome do caso reto?

Os pronomes pessoais do caso reto são aqueles que têm a função de sujeito ou de predicativo do sujeito: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Os pronomes tu e vós também podem ter a função de vocativo: Tu, que sabes tudo, vem à frente e explica.

O que é pronomes neutros?

Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.

Quando o pronome ele é oblíquo?

Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Nesse caso, “ele” passa a ser pronome oblíquo. Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.

Como substituir um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos da 3ª pessoa apresentam duas formas diferentes, dependendo do tipo de objeto que eles substituem. Caso substitua um objeto indireto (ou seja, aquele que tem preposição), utiliza-se o pronome “lhe” ou “lhes”, dependendo do número da pessoa. Veja: A criança deu o brinquedo a ele.

Quando usar o pronome se antes e depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Quando se usa o se antes ou depois do verbo?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.