Possuía sete salões, cada qual com uma cor diferente e as janelas combinavam com a cor de cada salão, exceto o último salão, cujas paredes e carpetes eram pretos e as janelas vermelhas. As pessoas evitavam entrar lá, por terem medo das sinistras badaladas de um grande e negro relógio que lá se encontrava.
1894: Alexandre Yersin descobre o bacilo da peste bubônica.
A prevenção da peste negra é feita com base no controle de roedores e das pulgas, principalmente em locais de grande concentração populacional. Afinal, as bactérias responsáveis pela doençam infectam primariamente os ratos, camundongos e esquilos, principais hospedeiros das pulgas.
Elas geralmente começavam em maio e terminavam em março do ano seguinte. Na epidemia de 1900, foram contabilizados 295 mortos. Na de 1901, 199; em 1902, 215; em 1903, 360; e em 1904, 275.
Seis dias após ter se iniciado, chegava ao fim a Revolta da Vacina, em 16 de novembro de 1904. Em decorrência do conflito, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacinação, declarando estado de sítio. Exército, Marinha e Polícia foram para as ruas, repreendendo o conflito, e restabeleceram a ordem no Rio de Janeiro.
Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia. Permitiu, também, o término das obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja construção havia sido interrompida pelo grande número de mortes entre os operários, provocadas pela malária.
No Dia Nacional da Saúde, lembramos a importância do sanitarista Oswaldo Cruz. O dia Nacional da saúde foi escolhido em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, que tinha uma grande preocupação com a saúde pública, com a educação sanitária e principalmente em combater as doenças transmissíveis.
Oswaldo Gonçalves Cruz, médico e sanitarista, fundou a medicina experimental no Brasil. Entre seus principais feitos estão o combate ao surto de peste bubônica no litoral paulista e a erradicação da doenças endêmicas no Rio de Janeiro.
O jovem médico e cientista teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola. ... No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito.