9 plantas medicinais para o coração
"Bebidas cafeinadas como o café e o chá podem ter propriedades que, a longo prazo, ajudam a combater a taquicardia", disse Kistler. Os dados estudados por ele e sua equipe demonstram que pacientes que consomem café e chá de forma moderada têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos.
E tem mais: “O chá de boldo-do-Brasil, por exemplo, também pode ser usado no combate à pressão alta, dor de cabeça, glaucoma, insuficiência cardíaca e asma brônquica”, comenta Maria Adélia.
13 alimentos que fazem bem ao coração
Inclusão da planta na alimentação traz melhoras nas defesas do coração. Um famoso ingrediente de pratos e perfumes poderá, no futuro, ajudar o tratamento de vítimas de infarto do miocárdio.
Alecrim para o coração "Vimos que o alecrim diminuiu a oxidação de lipídeos e melhorou as defesas antioxidantes, atuando nas enzimas glutationa peroxidase, superóxido dismutase, melhorando assim o estresse oxidativo cardíaco", explica Bruna.
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Uma solução natural para aliviar as dores decorrentes do reumatismo é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial.
Efeitos colaterais do chá de alecrim O consumo de chá de alecrim pode causar reações alérgicas, distúrbios gastrointestinais, contrações uterinas, vermelhidão na pele, distúrbios hemorrágicos e até mesmo convulsões, principalmente se consumido em grandes quantidades.
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.
Como fazer o chá de alecrim Coar, deixar amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia. Além de ser utilizado na forma de chá, o alecrim pode ser utilizado como erva aromática para temperar os alimentos e está disponível na forma seca, em óleo ou fresco.
Contraindicações. O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.
Esta planta é capaz de afastar infelicidade, maus pensamentos e negativismo. ... Esta planta tem ainda o poder de combater o estresse, o que vai ajudar ainda mais na atração de felicidade e harmonia. Para aproveitar este benefício recomendamos que você queime as folhas secas de alecrim.
Guarde o tônico em um frasco borrifador ou que tenha um bico aplicador. Para aumentar a durabilidade desse tônico, guarde-o na geladeira. Se bem armazenado, dura de 5 a 7 dias.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
Fique atento ao consumo exagerado do chá de alecrim. Não é indicado consumir mais do que quatro xícaras ao dia, assim você evita problemas gastrointestinais e nefrite.
Tomar chá pela manhã é uma forma de dar mais energia e disposição para que todo o dia seja bem aproveitado! Associado a alimentos que forneçam carboidrato e proteína, o chá é a bebida ideal para começar bem o dia.
O tempo de conservação para que a bebida tenha um bom paladar dependerá do seu estado de conservação. Para manter o bom paladar do chá, é aconselhável mantê-lo em recipiente hermeticamente fechado evitando o contato com o ar, e conservar em local fresco e escuro como a geladeira, onde não há oscilação de temperatura.
Um chá verde dura de um a dois anos. Um chá preto, se muito bem guardado, pode guardar suas propriedades por até quatro anos.
Deixe descansando na geladeira por 2 dias. Após esse período, é só consumir. Como forma de armazenamento, a sugestão é que deixe em recipiente de vidro, com tampa, lavado e esterilizado em água fervente, preferencialmente.
"Colocar o chá na geladeira pode até retardar, mas não evita a perda dos princípios ativos. Se for consumir o chá gelado, é bom submeter a planta a algum tipo de aquecimento antes. ... Todo cuidado é pouco, já que alguns chás de uso popular podem ser tóxicos, como o confrei.
Quando a água estiver fervendo, coloque o hibisco e em seguida desligue o fogo. Abafe a mistura por alguns minutos. Depois coe e leve à geladeira. As propriedades medicinais do chá são mantidas por até 24 horas.
Chá de gengibre com chá verde e limão * Sirva gelado decorado com as rodelas de limão. Os chás de gengibre são para todos os gostos, já que podem ser adicionadas as mais diversas especiarias nele, e além disso, ele pode ser tomado tanto quente, quanto frio!