Indignado por ter obras recusadas para a Exposição Universal de 1855, em Paris, o pintor francês Gustave Courbet (1819-1877) promoveu, no mesmo período, uma mostra de 40 de suas telas num pavilhão próximo ao Palais de l'Industrie, onde se realizava aquele evento.
August Rodin
Gustave Courbet
Autores e obras
Confira a seguir quais são os principais escritores da literatura realista.
Na literatura, o gênero realista por excelência foi a prosa; São grandes nomes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Charles Dickens, Fiódor Dostoiévski; São grandes nomes do realismo brasileiro: Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Machado de Assis.
O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.
Por volta de 1881, Machado adoentou-se devido à epilepsia. Com a saúde abalada, também por causa dos remédios fortes que tomava, passou por um período pessimista, dando início à sua fase realista com o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba” (1891);
Sobre o Realismo, é incorreto afirmar que: ... Uma das principais características do Realismo era a objetividade da linguagem, evitando assim uma visão subjetiva sobre o homem e a sociedade. A arte literária ganhou um caráter denunciativo, ao expor, através da Literatura, graves problemas sociais.
É correto afirmar sobre Machado de Assis: Foi, sobretudo, pela imaginação de suas narrativas, mais do que pelo estilo ou senso de realismo, que se notabilizou como nosso maior ficcionista do século XIX.
O realismo foi um movimento literário que esteve preocupado em retratar de maneira objetiva a sociedade da época, com foco nos aspectos psicológicos de suas personagens. Ao mesmo tempo, deixava de lado características do romantismo, tais como: o subjetivismo, o sentimentalismo, a idealização das personagens.
Saber o que se acontecia no mundo na época é imprescindível para a compreensão dos movimentos literários, principalmente do Realismo, que teve o seu início na Europa no século XIX. Nesse período, os países europeus passavam pela Segunda Revolução Industrial, período de bastante movimentação cultural, social e política.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
É o início da história da nossa Literatura, que teve continuidade com as seguinte Escolas ou Movimentos: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo.
Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
Romantismo
A que precedeu foi o Arcadismo e a que lhe seguiu foi o Realismo, juntamente com o Naturalismo.
A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: