A palavra “acima”, escrito junta, é um advérbio de lugar e antônima de “abaixo”. Assim, ela é empregada com o sentido de que algo está num local elevado, ou seja, localizado numa posição superior. Exemplos: Hoje eu estacionei o carro mais acima.
Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)». A Gramática Portuguesa de Pilar Vázquez Cuesta é bastante completa, tanto neste como noutros assuntos semelhantes.
A palavra a cima, quando escrita de forma separada, tem o mesmo significado de “para cima”. Ela é constituída pela preposição “a”, seguida do substantivo “cima”. A palavra é geralmente utilizada em locuções como: em cima de; por cima de; para cima de, entre outros. É contrário de para baixo; de baixo.
O contrário de em cima é: Contrário de acima: 1. debaixo, abaixo, embaixo, por baixo, sob, inferiormente, infra.
17 antônimos de ancião para 2 sentidos da palavra. O contrário de ancião é: 1. adolescente, criança, jovem, recém-nascido, moço, rapaz, garoto, imberbe, menino.