Quando Surgiu A Festa Junina No Mundo?

Quando surgiu a festa junina no mundo

Celebrar datas comemorativas está entre os principais talentos brasileiros, mas não são só as pessoas daqui que gostam de uma boa comemoração, inclusive quando se trata de festa junina.

WhatsApp

Reservamos o direito de alterar estes termos e condições a qualquer momento, sem aviso prévio. As alterações entrarão em vigor imediatamente após a publicação neste site. Recomendamos que você revise periodicamente esta página para ficar atualizado sobre os termos e condições atuais.

A Festa Junina é conhecida pelos seus costumes e símbolos típicos, como as fogueiras, os balões, as bandeirinhas coloridas e as quadrilhas. As pessoas se vestem com trajes caipiras, com chapéus de palha, vestidos xadrezes e camisas quadriculadas.

Festa Junina no Brasil

<strong>Festa Junina no Brasil</strong>

No começo do século XX, os dinamarqueses confeccionavam uma bruxa de palha e tecido para ser colocada sobre a fogueira tradicionalmente acesa no festejo. A ideia era trazer à lembrança a época de caça às bruxas, movimento de perseguição religiosa e social às mulheres acusadas de feitiçaria, ocorrido entre os séculos XV e XVIII, em toda a Europa. A tradição foi incorporada da Alemanha.

Além desses quitutes, pé de moleque, paçoca de amendoim, arroz doce e as bebidas vinho quente e quentão também fazem parte do cardápio típico que todos esperam encontrar na comemoração junina.

Sobre

Quem nunca ouviu falar da Festa Junina? Essa é uma das festas mais tradicionais e queridas do Brasil. É um momento de celebrar com amigos e familiares, dançar quadrilha, comer comidas típicas e se divertir. Mas você sabe como essa festa surgiu?

Este site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência e não implicam nosso endosso desses sites. Não controlamos o conteúdo desses sites de terceiros e não somos responsáveis por qualquer conteúdo ou transação ocorrida nesses sites.

Origem das festas juninas

<strong>Origem das festas juninas</strong>

Em polonês, a noite em que é comemorado um novo ciclo solar é chamada noc swietojanska, que significa “noite de verão”. Uma característica da festa que é análoga à comemoração no Brasil são as pessoas fantasiadas. Porém, na celebração polonesa, o traje tem inspiração na vestimenta dos piratas, enquanto os brasileiros se inspiram nas roupas de camponeses.

Apesar de ter se tornado uma festa popular, a Festa Junina ainda mantém seu caráter religioso. Além de São João Batista, outros santos são homenageados durante as festividades, como Santo Antônio e São Pedro.

No entanto, mesmo sendo de natureza pagã, o ritual, com o passar do tempo, ganhou também caráter cristão em alguns lugares do mundo, homenageando São João Batista. Portanto, ouve-se dizer que a festa é “junina” não só por ocorrer no mês de junho, mas, também, por já ter sido chamada de “joanina” (que deriva de João) e ter mudado com o passar do tempo. Por essa razão, este evento que acontece no outono/inverno no Brasil, e aguardado por muitos, também é chamado de festa de São João.

Halloween: saiba tudo sobre o Dia das Bruxas

Ainda que a celebração carregue algumas tradições pagãs, sua essência é católica para os franceses, que acendem altas fogueiras para homenagear a figura religiosa de São João Batista, dançam com muita música e realizam uma missa para o santo.

No Brasil, sabemos que essa celebração é dançante e repleta de receitas típicas, principalmente de doces, elementos que vêm sempre acompanhados pelo calor das tradicionais fogueiras. Mas como será que a festa junina acontece em outros locais do mundo?

Mais um lugar do exterior que também costuma comemorar o novo ciclo solar é a Finlândia. Lá, a palavra usada para se referir às festas juninas é juhannus, que significa “pleno verão”.

No país, a data é comemorada sob a crença pagã, acontecendo de uma maneira um pouco diferente daquilo que conhecemos no Brasil: em volta de uma fogueira, as pessoas dançam e jogam flores e ervas diversas no fogo para saudar a estação que chega. Como parte da coreografia do ritual, também estão saltos sobre as chamas. 

No festejo, que, nesse país, chega a ser mais tradicional do que o Natal, é comum a presença de arenque no cardápio, uma espécie de sardinha em conserva, além de alimentos cultivados na época, como batatas e morangos. 

Além disso, destacam-se, também, como elementos tradicionais dessas comemorações na Dinamarca, as grandes fogueiras que eram acesas sob a convicção de que afastariam maus espíritos. Nos dias de hoje, a celebração segue acontecendo com as fogueiras, mas em praias, com piqueniques e músicas tradicionais da cultura.

Quem inventou a festa junina?

A origem da celebração no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos. As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Quais foram os primeiros países a comemorar as festas juninas?

A chegada da festa junina ao Brasil O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

Qual é a origem da fogueira de São João?

A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus. ... — Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu.

Como é comemorada a Festa Junina na França?

Na França, a “Fête de Saint-Jean” (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista. ... Fogueiras são acesas para marcar a celebração.

Como são as festas juninas em cada região do Brasil?

São vários os modos de comemorar as festas juninas de norte a sul: Nordeste: no embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. ... Centro-Oeste: nessa região, a festa é influenciada por hábitos típicos dos países fronteiriços (em especial o Paraguai).

Quais as principais regiões em que a festa junina está presente?

Costumes populares As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, dos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e da Região Centro-Oeste.

Quais as regiões do Brasil onde são mais tradicionais das festas juninas?

Das quadrilhas aos sucessos da música sertaneja, da maçã do amor ao quentão, as festas juninas são democráticas ; ocorrem em todas as regiões do Brasil, com expressão máxima no Nordeste.

O que é comemorado no dia de São João?

O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas.

Porque se acende a fogueira no dia de São João?

A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus. ... — Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu.

Onde é feriado de São João?

Segundo esta portaria, no ano de 2019 o Poder Executivo Federal possui 9 feriados nacionais e 7 pontos facultativos federais....Pernambuco.

Vai ter feriado de São João?

Este ano, teremos nove feriados nacionais e dois prolongados, sem contar o Carnaval e Corpus Christi. Para os trabalhadores CLT, os dias de folga são muito bem-vindos....Datas comemorativas de 2021.

São João é feriado ou ponto facultativo?

TRT-21. As datas comemorativas de São João, 24 de junho, e São Pedro, 29/6, são considerados pontos facultativos de acordo com o Regimento Interno do Tribunal.

Onde é feriado dia 23 de abril?

Muitos países celebram a a festa de São Jorge em 23 de abril, que é a data tradicionalmente aceita do falecimento do santo. No Rio de Janeiro, o dia de São Jorge, feriado estadual, é um dia de festas populares, tais como feijoadas, queima de fogos, entre outras comemorações.